Como se encontra a situação do bingo? É verdade que com a Pandemia o Sócio do Belenenses não está a pagar os ordenados aos trabalhadores?
Em 2019 a Sala de Bingo facturou 8,6 milhões de euros e em 2020, até Março, fechou dia 14 por determinação legal, tinha facturado 1,8 milhões de euros e ía em linha com o ano de 2019. As expectativas para 2020 eram muito boas. Com a pandemia, de Março a Dezembro de 2020, a concessão facturou qualquer coisa como apenas 564 mil euros.
O Clube integra desde Junho de 2020 um Consórcio Externo onde detém 33,3% do negócio e esse Consórcio Externo tem passado por naturais dificuldades para cumprir com todas as suas obrigações em virtude da Sala, a maior parte dos meses, ter estado pura e simplesmente encerrada sem qualquer tipo de facturação.
O nosso parceiro é contratualmente o responsável pelo pagamento dos salários aos trabalhadores mas nos meses em que a sala tem estado fechada, e com receita zero, as dificuldades têm aumentado.
Apesar da actividade do Bingo estar segregada das contas do Clube os trabalhadores estão no CFB, e o Clube, como tem quebras de facturação significativas e tem as suas obrigações com a Segurança Social e com a Autoridade Tributária rigorosamente em dia, tem direito a receber uma série de apoios referentes ao Layoff e à Retoma Progressiva, que canaliza para o Consórcio Externo com vista a obviar às dificuldades.
Pese embora todas as diligências que o Consórcio Externo tem feito junto dos Serviços da Segurança Social, tem havido atrasos muito significativos nos pagamentos devidos pela Segurança Social ao Clube – o Clube ainda não recebeu até à data de hoje os apoios referentes a Novembro e Dezembro de 2020 e a Janeiro e Fevereiro de 2020 -, e isso tem originado atrasos nos pagamentos dos salários aos funcionários do Bingo que têm estado sempre alinhados com o Consórcio Externo no conhecimento dos processos e das dificuldades.
Neste momento, têm em atraso o subsídio de Natal e os vencimentos de Janeiro e Fevereiro de 2021. O Consórcio Externo já reuniu com a Senhora Secretária de Estado do Turismo e tem estado em contacto com a Senhora Ministra do Trabalho e da Segurança Social, e estamos em crer que os apoios vão ser disponibilizados muito em breve e o assunto terá uma resolução positiva. Há a lamentar a situação pela qual os funcionários do Bingo estão a passar pois são óptimos profissionais, têm família e vivem do seu salário, e portanto estamos 100% ao seu lado na ultrapassagem deste momento difícil que, repito, acredito possa ser resolvido muito em breve.

Poderá o Bingo do Belenenses aderir a uma plataforma digital, para poder ser um Jogo Online, e assim poder trazer mais rendimento ao CFB?
Tem-se discutido nos últimos anos a regulamentação por parte do Governo que autorize o chamado bingo electrónico e o vídeo-bingo, o que a acontecer poderá catapultar as receitas das salas de bingo para números muito interessantes. É preciso que essa portaria conheça a luz do dia.

 

// Leia a entrevista na íntegra:

  1. Desporto em Portugal
  2. Futebol
  3. Futebol de Formação
  4. Finanças, Marketing e Comercial
  5. Requalificação do Complexo desportivo
  6. Instalações
  7. Sócios e Associativismo
  8. Loja Azul
  9. B SAD
  10. Modalidades
  11. Bingo
  12. BelémTV e suportes digitais
  13. Revisão dos Estatutos