Estádio das Salésias “Belenenses / Fundação EDP”

De todos conhecido como Campo das Salésias e mais tarde baptizado como Estádio José Manuel Soares, foi inaugurado no dia 29 de Janeiro de 1928. Ao longo de muitos anos reconhecido como o melhor estádio de Portugal, com uma lotação que ultrapassava as 20.000 pessoas, foi o primeiro recinto desportivo português a dispor de bancada coberta e também, a partir de 1937, o primeiro a proporcionar um campo relvado. Por tudo isso, ali disputava a Selecção Nacional os seus compromissos internacionais, que ali se mantiveram até à inauguração do Estádio Nacional em 1944, tendo o recinto recebido igualmente o 1º jogo internacional de Andebol realizado em Portugal.

Em 1956, o Belenenses foi forçado pelos poderes públicos a abandonar aquele espaço para o qual alegadamente existiam grandes projectos, tendo sido a partir daí votado ao mais profundo abandono até que, no final de 2014, o Belenenses logrou recuperar a utilização do espaço, numa primeira fase junto do proprietário do terreno e, mais tarde, numa parceria com a Fundação EDP que ajudou o Belenenses na execução do projecto, que também envolveu a Junta de Freguesia da Ajuda.

O novo Campo das Salésias “Belenenses / Fundação EDP”, neste momento vocacionado sobretudo para os escalões de formação de futebol, foi inaugurado no dia 26 de Maio de 2016 numa cerimónia que contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, dr. Fernando Medina, e que juntou centenas de adeptos do Belenenses que, emocionados, ali reviam o recuperar da sua identidade e da sua mística.

No dia 8 de Outubro de 2016, o novo Salésias “Belenenses / Fundação EDP” recebeu o seu primeiro jogo oficial, disputado entre o Belenenses e a EF Belém num desafio do Campeonato C1 – Iniciados que terminou com um empate a um golo.

 

Evolução da obra