A ideia das reuniões mensais na app zoom poderá avançar?
Gosto muito dessa ideia, adorei esse tipo de interactividade ocorrida em Outubro de 2020 e prevejo que em breve possamos fazer um novo encontro, embora não seja possível comprometer-me com qualquer periodicidade. 

Quando é que voltaremos a ter o placard electrónico do Estádio do Restelo a funcionar de novo?
Apesar de ter sido reactivado em alguns jogos na época passada, o placard eletrónico está em péssimas condições. Trata-se de um equipamento com mais de 10 anos, completamente obsoleto e cuja reparação seria incomportável. Temos neste momento orçamentos para a sua substituição e modernização, no entanto é um investimento que o Clube deve efetuar quando a conjuntura for mais adequada e favorável.

Quando é que a aplicação do Clube Futebol Os Belenenses volta a estar disponível na Apple?
Respondendo da forma mais directa possível, não consigo neste momento dar uma resposta precisa. Não é apenas na AppStore que temos esse problema, também na loja Android não é possível descarregar a aplicação. Isto decorre de um problema surgido já em Outubro, tanto técnico como burocrático, e não se tem revelado fácil a sua resolução. Neste momento estamos a avaliar qual a melhor solução em função das possibilidades existentes e dos custos envolvidos, se manter esta aplicação ou avançar para uma nova solução, eventualmente com um novo parceiro, e que possa acrescentar valor aos sócios em termos da utilidade e funcionalidades disponibilizadas. Em breve o Clube informará qual o caminho que entendeu seguir neste ponto.

Pode a BelémTv ter uma página online mais atrativa e funcional? Talvez colocando lá os jogos ordenados por data ou época, e disponibilizando os jogos das modalidades?
Pode, podemos e devemos sempre melhorar. Essa sugestão que desde já agradecemos é bastante boa até porque permite alguma sistematização e catalogação dos jogos, organizando-os num mesmo espaço, o que facilitará o acesso aos conteúdos, encontrando-os facilmente, o que é tanto mais interessante quanto neste momento os jogos do Belenenses, de futebol e das modalidades, são objecto de transmissão em plataformas diferentes. Essa organização e catalogação num único espaço é algo que também vejo com muitos bons olhos, algo que deleguei e que tem pernas para andar.

Como tornar o canal do CFB no YouTube mais rentável? Por exemplo, ser possível tornar-se membro do canal pagando uma inscrição mensal de 1€, ou 3€, ou 5E, e com isso ter acesso a mais conteúdo no nosso canal?
Como todas as coisas que evoluem, a existência de conteúdos “premium” pode ser um caminho a seguir e é até algo que é já banal em alguns países, por exemplo em Inglaterra, e que também já vem sendo experimentado em Portugal por alguns clubes. Nós temos tido neste momento uma prioridade diferente que é a de procurar levar aos sócios e adeptos do Clube o maior número possível de transmissões em directo das várias modalidades uma vez que as pessoas estão impedidas há já um ano de entrar nos estádios e nos pavilhões em que jogam as nossas equipas.
Uma vez ultrapassada esta situação, quando os nossos sócios puderem regressar às bancadas, será então a altura para pensarmos em experiências desse tipo, sendo certo que a mim me agrada a ideia de que nessas soluções com custo para o utilizador se isentem os sócios do Belenenses de pagamentos. Não sou um grande entusiasta da ideia de que o sócio do Belenenses que já paga a sua quota mensal tenha adicionalmente de pagar um X para ver, por exemplo, o Belenenses – Benfica em futsal em directo do Pavilhão Acácio Rosa, mas penso que já fará sentido que o adepto do Benfica que queira assistir a essa transmissão tenha de aderir a uma solução de “Pay-per-view”. De qualquer modo é algo que teremos tempo para avaliar porque, como disse, enquanto estivermos em pandemia o nosso foco está em levar aos adeptos o maior número possível de transmissões para que possam manter a ligação possível às nossas equipas e às suas actuações.

Vai haver mais investimento humano, de tempo, ou financeiro no nosso site, na Belém Tv, ou noutras plataformas? Por exemplo, ter entrevistas, ou reportagens que sejam equitativas a todas as modalidades além do futebol?
A esmagadora maioria do trabalho que é desenvolvido nesta área, salvo nas transmissões da equipa sénior de futebol onde o Clube mantém duas parcerias, é resultado de um esforço diário e pro-bono de sócios do Clube que asseguram a produção de conteúdos para o site a para as nossas várias redes sociais, as transmissões das modalidades de pavilhão ou iniciativas como este mais recente “15 minutos à Belém”. Sócios a quem desde logo quero agradecer toda a dedicação em prejuízo das suas vidas pessoais e profissionais. Devo acrescentar que muitos destes sócios são também seccionistas do Clube em várias modalidades, pelo que a maior parte das vezes é humanamente impossível pedir-lhes mais.
Acresce uma dificuldade adicional que sentimos desde há cerca de um ano, que tem a ver com muitas semanas e meses sem competição, e sem competição muitas vezes não há conteúdo para oferecer. Há muitos clubes perante este problema, não somos evidentemente os únicos, mas é uma dificuldade real e que muitas vezes é difícil ultrapassar.
Dito isto, nós procuramos sempre explorar todas as possibilidades que acrescentem valor nesta área, seja termos mais sócios a colaborar com o Clube nestas áreas, seja conseguirmos mais patrocinadores específicos para a BelémTV, e esta época já apareceram alguns apesar das limitações que a pandemia coloca, porque isso nos dará progressivamente melhores condições de trabalho oferecendo aos sócios mais conteúdos e um melhor serviço. Para isso precisamos também de ver regressar a normalização da vida desportiva do Belenenses. O site e a BelémTV devem acompanhar o mais possível, consistentemente, a actividade do Clube e para isso precisamos de voltar a ter competição regular e também o regresso do desporto aos escalões de formação, que pela sua dimensão em termos humanos torna mais fácil procurar reforçar os meios de que dispomos.
Deixo-lhe em todo o caso uma novidade, que nem chega a ser uma grande novidade dado que será apenas o cumprimento de uma das nossas propostas eleitorais, e que tem a ver com o lançamento de uma newsletter digital de contacto semanal com os sócios.

Há alguma previsão para a exibição do filme/documentário cujo trailer foi exibido na Gala do Centenário?
A crise pandémica provocada pela Covid-19 trouxe significativos prejuízos em alguns projectos que estavam em curso e o filme do centenário foi um deles. Estando praticamente finalizado, os sucessivos confinamentos e dificuldades daí decorrentes têm atrasado a conclusão desta ansiada obra. Esperamos que, logo que esta doença esteja completamente debelada possamos todos, finalmente, assistir ao filme dos primeiros 100 anos do nosso clube.

Tivemos eleições recentemente e um dos candidatos derrotados lamentou nas redes sociais não ter sido contactado por ninguém da direção eleita. Não haveria ideias ou contactos estabelecidos por alguma das outras listas que poderiam ser aproveitados?
A Direcção está completamente receptiva a abordagens por parte de sócios do clube que tenham projectos interessantes em fase de conclusão que o clube possa desenvolver e dos quais possa beneficiar. Por maioria de razão isso é válido para os senhores candidatos às eleições e acredito que se tivessem algo de válido ou concreto para oferecer ao clube não deixariam já de o ter feito.

Pode o Clube editar em DVD os jogos das 3 Taças de Portugal que já ganhámos?
Nos tempos atuais, e face ao desenvolvimento da tecnologia digital, o sistema “DVD” está em franca retração. Por outro lado, será extremamente difícil conseguir-se as filmagens dos integrais relativos à conquista das 1ª e 2ª Taça de Portugal.

O Clube foi muito fustigado com casos de Covid?
Como é evidente o Clube não esteve, nem está, imune à pandemia. Tivemos muitos atletas e em alguns casos equipas praticamente inteiras que foram dizimadas pelo vírus. Mas ninguém andou a fazer publicidade disso, nem ninguém abandonou o barco. Muitas vezes ouviram-se críticas injustas às nossas equipas e aos nosso atletas e técnicos, mas nunca ninguém abandonou o barco e todos juntos estamos a dar a volta e sairemos disto todos muito mais fortes. As equipas sofreram em silêncio, foram sempre à luta, sem desculpas, quase sempre com o apoio e compreensão daqueles que amam o Clube.
Queria destacar neste aspecto o fantástico e dedicado trabalho que a nossa Vice–Presidente Mafalda Fernandes tem desenvolvido enquanto  responsável Covid do CFB, com a implementação dos planos de contingência, com um acompanhamento permanente com as várias federações, fazendo a ligação com as entidades oficiais de saúde, com as empresas que colaboram connosco ao nível de testagem, com um conhecimento, capacidade de resposta, rapidez de actuação perante qualquer situação adversa verdadeiramente irrepreensível e que contribuiu, claramente, para minimizar os danos provocados por esta pandemia. O trabalho desenvolvido neste campo, que é algo totalmente desconhecido para todos, foi – tem sido – muito positivo e sem o contributo dela os casos e os surtos existentes nas nossas equipas seriam sem dúvida maiores.

 

// Leia a entrevista na íntegra:

  1. Desporto em Portugal
  2. Futebol
  3. Futebol de Formação
  4. Finanças, Marketing e Comercial
  5. Requalificação do Complexo desportivo
  6. Instalações
  7. Sócios e Associativismo
  8. Loja Azul
  9. B SAD
  10. Modalidades
  11. Bingo
  12. BelémTV e suportes digitais
  13. Revisão dos Estatutos