“Nomeámos para as Modalidades alguém que é um apaixonado pelo Clube e delas tem um conhecimento profundo”

E sobre as Modalidades o que pode adiantar aos sócios?
Quero começar por agradecer o exemplar contributo que os nossos Vice Presidentes Óscar Machado Rodrigues e Paulo Peters deram na primeira fase da última época desportiva, permitindo que todas as equipas pudessem terminar as suas épocas com a dignidade que o clube merece e exige. Quero lembrar que o nosso mandato é de três anos e que, atentas as enormes dificuldades financeiras, a época que se avizinha ainda não vai ser o espelho fiel do que pretendemos como projecto desportivo. Estamos a arrumar a casa para cumprir com os orçamentos, coisa em que antes aparentemente ninguém pensava e as contas se acumulavam, e lançar a partir daí as condições para em 2016/17 chegarmos a equipas altamente ambiciosas, o que vai implicar, nessa altura, fazer opções. Porque não vai dar para “ir a todas” com a mesma ambição. Por outras palavras, queremos um clube vencedor que dê nas suas principais modalidades muitas vitórias e alegrias aos sócios, pois acreditamos que é essa a forma de voltar a encher o Pavilhão Acácio Rosa fazendo renascer a mística azul.
A próxima época será ainda uma temporada de transição, mas onde tentaremos ser o mais competitivos possível, pois temos vários títulos e objectivos para atingir. Para nos ajudar nestes objectivos nomeámos o Arq. Pedro Lourenço como novo Vice Presidente responsável pelas Modalidades de Pavilhão, alguém que tem o perfil, a vocação e a disponibilidade e alguém em quem muito confio para atingirmos tudo aquilo que nos propomos.

“Tivemos resultados no Rugby que muito nos honram”             

O que nos pode dizer relativamente ao Rugby?
A nossa secção de Rugby superiormente dirigida pelo Miguel Freudenthal conquistou esta época títulos muito importantes, onde destaco o título nacional de Sub-16, escalão onde fizemos a “dobradinha” e conquistamos o Madrid Sevens. Também no escalão de Sub-18 vencemos a Taça de Portugal e o Madrid Sevens.
Na próxima época, vamos aumentar a carga horária ao nível da ocupação de campos, ou seja, vamos aumentar o número de horas disponíveis para treinos, que era uma velha aspiração da modalidade e, com este gesto, esta Direcção diz claramente que quer potenciar ainda mais o número de praticantes e mais conquistas.
Os seniores, apesar das condicionantes financeiras, fizeram um trabalho notável que será para continuar na próxima temporada.

“Com o Prof. João Correia, aposto em grandes conquistas no nosso Voleibol Feminino”

O Voleibol feminino foi Campeão Nacional de Seniores mas, entretanto, havia quem dissesse que a Direcção do Clube equacionava extinguir a modalidade. O que pode adiantar sobre este assunto?
Sobre o Voleibol gostava de começar por referir que a modalidade, na época passada, deu umas dezenas de milhares de euros de prejuízo, que o Clube não pode suportar, e que esta época foi planeada tendo em conta um orçamento mais realista, em que não se prevê prejuízo, sendo a prova de que uma modalidade pode continuar a ser bastante competitiva mesmo com um corte nos seus custos. Assim haja critério e controlo. Na última época, como se sabe, acabámos por ser Campeões Nacionais da 1ª Divisão Nacional e gostava de registar o trabalho fantástico e exemplar dos nossos Directores da modalidade, a Catarina Barosa Botelho, o Victor Alegria e o João Rodrigues, verdadeiros exemplos do que devem ser os seccionistas do Belenenses em dedicação e amor clubista.
Esta época, com a saída da equipa técnica, fechamos um ciclo da modalidade dentro do clube, iniciando agora com a contratação do Prof. João Correia e do seu adjunto Rui Pedro Costa, um novo ciclo que acreditamos vai ser muito positivo.
Temos as maiores expectativas para esta época atento o extraordinário curriculum do novo técnico bem com a enorme dimensão humana do seu carácter e, por isso, antevemos muito sucesso para esta época quer na nossa equipa sénior quer nas nossas equipas da formação, que são uma aposta firme do clube, onde temos sete escalões com cerca de 130 atletas (todas femininas), o que é importante para a expansão do nosso Clube junto do público-alvo feminino.

“No Futsal esta época vai ser mais positiva e vamos atingir os objectivos”

Em termos desportivos a última época no Futsal ficou aquém do desejado, quais as expectativas para a próxima época?
Gostava de começar por dizer que o Futsal é uma modalidade absolutamente estratégica para nós e que não concordo totalmente com a sua afirmação na medida em que na última época, apesar da equipa sénior não ter conseguido o objectivo principal que era o apuramento para o play-off, o Belenenses foi o clube com mais atletas convocados para a Selecção Nacional de Sub-21, 4 atletas, provando que temos uma formação de excelência na modalidade, o que também se pode comprovar pelos resultados alcançados pela equipa de juniores, que foi vice-campeã distrital, que conquistou o apuramento para o Campeonato Nacional de Sub-20 e que foi vice-campeã da Taça Nacional, sem derrotas e vencendo o campeão da competição.
Gostava também de realçar o facto da equipa sénior não ter qualquer custo para o Clube, sendo gerida pelo NAF, uma entidade autónoma que é responsável pelo cumprimento do orçamento mas que tem uma ligação muito estreita com a Direcção do clube.
Na preparação desta época, a aposta da equipa sénior foi no recrutamento de atletas de qualidade, com maior experiência competitiva e com mais peso no balneário, não esquecendo a aposta na formação com a promoção de 3 atletas juniores ao plantel principal.
Finalmente, quero ainda realçar a importância da formação no projecto da equipa sénior, mantendo-se a aposta nos escalões de formação, com a continuidade da equipa técnica dos juniores, de grande qualidade e com o Nível 3 da FPF, e com uma nova equipa técnica nos juvenis, com a contratação do técnico com maior currículo desportivo na formação, tendo no seu currículo a conquista de 2 títulos nacionais e de 9 títulos distritais da AF Lisboa para além de ter sido seleccionador da AF Lisboa.
Portanto, as expectativas para esta época são elevadas e tenho a certeza de que vamos garantir o cumprimento dos objectivos traçados e que passam claramente pelo apuramento para o Playoff, sendo que os primeiros resultados desta época são animadores.

“Alcançámos óptimos resultados na nossa formação de Triatlo, e no Hóquei feminino estamos sempre na discussão das principais provas”

O que nos pode dizer de modalidades como o Triatlo e o Hóquei em Campo?
O Triatlo é uma modalidade que acrescenta valor ao clube e onde temos alcançado resultados importantes, sobretudo na formação, com a conquista de vários títulos nacionais, e temos tido a presença de atletas do Belenenses nas principais competições internacionais, como é o caso da Madalena Almeida que foi 5º classificada no Campeonato da Europa de Duatlo e 15ª classificada no Campeonato da Europa de Triatlo, em Cadetes, e com a convocatória do Vasco Vilaça para o Campeonato da Europa Youth. Continuaremos atentos ao desenvolvimento da modalidade no seio do clube.
Relativamente ao Hóquei em Campo, posso dizer que disputámos este ano a Final Four do Campeonato Nacional onde alcançámos o 3º lugar e que estamos sempre na discussão das principais competições nacionais. É para continuar como projecto, contribuindo para o ecletismo que o Belenenses deve ter.

“O Belenenses tem que ser sempre maior do que todo e qualquer projecto pessoal” 

No futebol feminino e depois de uma temporada francamente positiva, qual foi a sensação de “morrer na praia”?
Tem toda a razão no que diz. O futebol feminino é uma modalidade nova no clube e a época finda teria sido muito positiva se pudéssemos apagar os dois últimos jogos da temporada. Nesses jogos, com o Viseu e o Cadima, não fomos competentes e atirámos por terra todo o trabalho meritório de um ano inteiro. Quem anda no desporto há muitos anos sabe que são coisas que acontecem, e que há que levantar a cabeça e voltar a repetir tudo outra vez para sermos mais competentes nas próximas decisões.
No entanto, o que se passava nesta secção quando chegámos é sintomático do que encontrámos no clube: esta secção funcionava como uma espécie de “quinta” dentro do clube, onde as atletas pareciam estar ao serviço de um projecto que não o projecto do Belenenses; aliás, posso dizer-lhe que me  chegavam informações de que havia atletas nossas que treinavam no Restelo com equipamentos de clubes rivais da 2ª Circular, que era algo que eu não conseguia compreender e que proibi imediatamente.
Quando chegámos, em Novembro, nomeámos o Luiz Filgueira Director da Modalidade, tendo arrumado a casa e tomado decisões que não agradaram a todos mas que entendeu por bem fazer.
Quando agora me vêm dizer que da equipa da época passada várias atletas saíram para seguir o seu anterior treinador, isto só vem confirmar o que lhe disse: as decisões tomadas em Novembro foram acertadas e o Belenenses é e será sempre maior do que qualquer projecto pessoal.
E isto connosco será sempre assim, custe o que custar e doa a quem doer.
Relativamente a esta época escolhemos o João Paulo Brito, nosso ex-atleta e actual membro da nossa equipa de veteranos, para treinador principal, que é alguém que transporta consigo a mística e a cultura do clube e a quem reconhecemos competência para o exercício deste cargo. Contem connosco, porque estamos a trabalhar afincadamente para reconstruir a equipa e, independentemente das decisões que estamos a tomar, posso garantir que vamos ter uma equipa competitiva.

“Temos vários Campeões na Natação, que elevam o nome do Clube”

E na Natação, como estão as coisas?
Tenho que tecer aqui um rasgado elogio a toda a secção de natação e em especial ao nosso técnico Filipe Coelho, que é o treinador mais credenciado em Portugal nos últimos 20 anos e que tem contribuído decisivamente para os excelentes resultados alcançados pela modalidade, com a conquista de vários título nacionais individuais e colectivos. Falo do Francisco Quintas, Campeão Nacional de Seniores 100m Bruços, do João Nunes, Juvenis A, Campeão Nacional de Natação nos 200 Estilos, da Raquel Sousa, Campeã Nacional de Longa Distância Juvenis B e do facto de termos sido Campeões Nacionais de Clubes da 3ª Divisão (masculinos e femininos).
O Clube ajudará sempre,  na medida do possível, a Secção e a modalidade, mas neste momento tenho mesmo que agradecer muito aos responsáveis pela modalidade pelo excelente trabalho desenvolvido.

Podemos estar confiantes numa época positiva do nosso Andebol”

Que tem para nos dizer sobre o Andebol?
Sobre o Andebol gostava de deixar algumas notas: em primeiro lugar dizer-lhe que se trata da modalidade com mais tradição no Clube e que, por isso, merece ser acarinhada por todos os sócios e simpatizantes do Belenenses. Depois, gostaria de referir que também aqui no Andebol foi feito um orçamento que consideramos possível de ser executado, onde o apoio financeiro por parte do Clube foi ajustado para um valor exequível e que nos permitirá cumprir uma época desportiva sem grandes sobressaltos financeiros. Como sempre tenho dito, não podemos ter equipas sem orçamento ou que dependam quase exclusivamente do apoio financeiro do Clube. É este o ponto de partida do Andebol e de todas as modalidades no clube.

O que nos pode dizer sobre a polémica levantada sobre a vinda de atletas do Benfica?
Posso dizer-lhe que há alturas na vida em que as nossas convicções não se podem sobrepor à dos responsáveis pelas modalidades, de modo a garantir algo mais importante que é a manutenção e o futuro dessa modalidade no Belenenses. Este é um desses casos. Antes daquilo que eu quero, e que esta Direcção quer, estão os interesses do Belenenses. A direcção acedeu a um acordo, e sei e espero que os responsáveis por essa exigência saibam justificá-la com resultados.

Acha normal em menos de um ano ter tido dois Directores da Modalidade e ambos se terem demitido?
Sabe que não é fácil encontramos gente competente e com disposição e disponibilidade para servir o Clube sem receber um tostão,  tendo até que colocar dinheiro do seu bolso para se deslocarem para o Restelo.
Muitos belenenses com quem falámos para colaborarem connosco alegam indisponibilidade por causa do trabalho ou da família.
Sabendo disso, respeito sempre muito todos aqueles que em vez de andarem “a dar bitaites” arregaçam as mangas e dão o corpo ao manifesto pelo Clube.
Tenho por isso o maior respeito, quer pelo Gonçalo Lírio, quer pelo Rui Silva, que são dois grandes belenenses em quem acreditamos mas que por razões que só a eles diz respeito tiveram que abandonar o projecto. Agradeço-lhes o trabalho que generosamente deram ao Clube, e de certeza que terão sempre as portas abertas no futuro. Da parte do Clube, vamos em frente e faremos uma boa época.
O novo vice-presidente das Modalidades de Pavilhão irá acompanhar com muita proximidade a modalidade, procurando dar a estabilidade e o apoio intitucional que ela merece, com a ajuda dos restantes elementos da estrutura dirigente, da equipa sénior e dos escalões de formação, que têm demonstrado muita vontade e motivação em ajudar a modalidade e o Clube.

E sobre o plantel e as expectativas para esta época?
Teremos um plantel com muitos jovens, que apesar de não serem muito experientes têm uma qualidade muito acima da média. A aposta neste momento tem de passar pela juventude e por uma maior aposta na formação, e de resto não é por acaso que a escolha do comando técnico recaiu numa equipa técnica comandada pelo Prof. Nuno Alvarez. Trata-se de alguém que, considerando a juventude do nosso plantel e a sua enorme capacidade a potenciar todas as qualidades dos jovens atletas, foi claramente a escolha mais acertada que podíamos ter feito. Temos aqui, na minha opinião, um cocktail explosivo entre aquilo que são as valências do nosso jovem técnico e a valia dos nossos jovens atletas, que trará, estou certo disso, excelentes resultados ao nosso Andebol já esta temporada.

“O Basquetebol na Proliga é um desejo antigo tornado realidade”

E o Basquetebol?
Esta época tivemos resultados fantásticos e este grupo, superiormente comandado por um dirigente de topo como é o João Machado, com um treinador da qualidade do Nuno Tavares, já merecia esta alegria de esta época subir um importante patamar competitivo.
Gostava de destacar que a nossa equipa de basquetebol, onde incluo seccionistas, treinador e jogadores, fez ao longo do último ano várias visitas a filiais e casas do Belenenses antes dos seus jogos, nomeadamente em Queluz, Algarve e Açores, o que demonstra bem o fervor clubista desta nossa secção. Estou muito esperançado de que na próxima época continuaremos na senda dos triunfos.

“O Atletismo está com uma dinâmica muito forte”

Tem-se notado a sua presença em vários eventos do Atletismo, é uma modalidade da sua preferência?
Eu vou, sempre que posso, às modalidades, porque sou acima de tudo um desportista e gosto de todas as modalidades embora, como é lógico, do ponto de vista pessoal, tenha preferência por este ou aquele desporto, o que é normal. No entanto, sou sensível ao trabalho notável que se tem desenvolvido também no Atletismo do clube. Temos no nosso atletismo um conjunto de Directores e dinamizadores que têm feito um trabalho excepcional na defesa e difusão do nome do Clube: refiro-me à Anabela Gordo, ao António Vermelhudo, ao Carlos Freitas e ao Gonçalo Figueiredo que, em estreita colaboração com o nosso Vice Presidente Óscar Machado Rodrigues, estão intimamente ligados a alguns dos eventos mais relevantes que se realizaram esta época no Restelo, como por exemplo a 3ª Corrida de Belém, a criação do Belém Runners e a 1ª corrida Noites Quentes do Restelo.
Para além destes aspectos, gostaria ainda de destacar que, no capítulo dos resultados desportivos, também conseguimos feitos importantes se pensarmos que o Carlos Freitas foi Campeão Nacional dos 10.000 mts em Veteranos, que o José Ferreira conseguiu o apuramento para o Campeonato do Mundo e que conseguimos um 2º lugar por equipas no campeonato nacional de pista coberta em Veteranos e um 3º lugar no campeonato regional de corta-mato. Gostava ainda de realçar que ainda agora o Belenenses foi campeão nacional de pista, por equipas, em Masters, reforçando a excelência da nossa equipa que eleva o nome do nosso Clube.

“Teremos Piscina, mas tudo a seu tempo”

E sobre as piscinas o que nos pode dizer? Fala-se em projectos de Pistas de Gelo, isso tem algum fundo de verdade?
As piscinas do Belenenses foram durante muitos anos uma das âncoras do Clube, proporcionando a prática desportiva a milhares de atletas e de simples praticantes de lazer, e contribuíram também enormemente a nível associativo para o Clube porque todos esses utentes eram sócios, o que se traduzia não só numa fonte de receita considerável mas também no sedimentar da cultura, da identidade e da mística do Clube. O que aconteceu é muito simples de explicar: as piscinas do Clube eram uma importante fonte de receitas para a Instituição, mas as diferentes e sucessivas Direcções do Clube foram sempre canalizando essas receitas para o futebol profissional e para outras áreas dentro do clube e descuraram a manutenção que era necessário ser assegurada na infraestrutura.
Mal ou bem, a Direcção que me precedeu resolveu unilateralmente encerrar a estrutura alegando que as instalações se encontravam muito deterioradas e que, inclusive, colocavam em causa a segurança dos utentes e dos praticantes.
O que é certo é que as piscinas foram encerradas sem se cuidar de ter uma alternativa, o que acarretou um duplo prejuízo para o Clube: por um lado, o local transformou-se numa vergonha para o Clube e, por outro, perdemos milhares de associados que contribuíam com as suas quotas para a sustentabilidade da Instituição.

E o futuro? Há projectos para as piscinas serem reactivadas?
Posso dizer-lhe que procedemos a uma limpeza do local e hoje as piscinas, embora inactivas, têm uma imagem completamente diferente. Reactivámos o Complexo Olímpico que hoje se encontra com vida, com todos os seus espaços arrendados, tendo aquele espaço deixado de ser uma autêntica cidade fantasma que foi aquilo que encontrámos.
Sobre o futuro, posso dizer-lhe que temos sido procurados por muitos investidores que se propõe fazer Pistas de Gelo, campos de Padel e muitas outras coisas, mas temos que ser sérios com as pessoas: estamos a trabalhar arduamente no Projecto Global de Requalificação do Complexo Desportivo do Restelo e por isso não estamos ainda no momento de assumir compromissos com ninguém. O Complexo terá certamente uma Piscina, mas cada coisa a seu tempo.