“Cada vez mais somos uma potência nacional no Futebol de Formação”

O Futebol de Formação está sob a sua tutela directa e acabou de nomear um novo Director para o futebol de formação. Razões dessa escolha e qual a forma como está organizado o departamento?
Quando chegámos, já com a época 2014/15 em andamento, deparámo-nos com um modelo de organização no futebol de formação do clube que consideramos não só que estava errado como também que não fazia qualquer sentido.
De facto, havia dois departamentos dentro do futebol de formação. Um que dizia respeito aos escalões até aos Sub-14, coordenado pelo Prof. João Raimundo e por um Vice-Presidente do Clube, e outro dos Sub-14 até aos Sub-19 dirigido por um outro Vice-Presidente do Clube. Se pensarmos que depois ainda havia uma nova barreira para o futebol profissional, entendemos que eram barreiras a mais e que urgia dentro daquelas que eram as nossas competências “verticalizar” a estrutura.
Foi isso que fizemos e, atento o trabalho positivo que vinha a ser desenvolvido nos escalões inferiores do nosso futebol, entendemos convidar o Prof. João Raimundo a ampliar a órbita das suas competências coordenando, sob a minha supervisão directa, todo o nosso futebol de formação.
Pelo trabalho desenvolvido até agora por todo o departamento, posso dizer-lhe que não podia estar mais satisfeito com a opção que fizemos há dois meses atrás e que me atrevo a garantir, desde já, que esta época estaremos muito mais fortes do que na última temporada nas nossas três equipas participantes em Campeonatos Nacionais.

Quais os objectivos para essas equipas?
Aqui no Belenenses apostamos no “Formar a ganhar” em detrimento do “Formar para ganhar”, embora logicamente pretendamos atingir o maior número de vitórias possíveis nos jogos oficiais que disputarmos. A título de brincadeira costumo até dizer aos nossos atletas que “ganhar não é importante desde que se ganhe”. Concretamente sobre os objectivos, passam por atingir a fase final dos respectivos campeonatos nacionais, e consolidarmo-nos como uma das maiores potências do futebol de formação em Portugal. Por outro lado, queremos transmitir desde tenra idade aos nossos atletas uma cultura de jogador de clube grande e isso só se consegue com qualidade no treino e com a implementação de um discurso assertivo e motivador, transversal a toda a estrutura.

E relativamente às Escolinhas de Futebol fora do Restelo qual é o plano?
A abertura de mais pólos do Belenenses fora do Complexo do Restelo é um projecto para manter e intensificar, pois é visto com muito carinho por todo o Universo Belenenses.
Temos muito caminho aberto à nossa frente pois entendemos que o modelo implementado, desde há vários anos, pelos nossos principais concorrentes na grande Lisboa está esgotado, e por isso esta é a oportunidade do Belenenses porque temos um modelo de formação de grande qualidade, e é com muito orgulho que vejo que somos cada vez mais procurados por vários agentes desportivos que pretendem associar-se à nossa dinâmica e visão.
Por outro lado, todos estes jovens vestidos com a nossa camisola por essas escolinhas fora vão ser os belenenses de amanhã e esse, a  par da formação cívica e desportiva que proporcionamos, é o nosso maior foco de interesse: garantir que o Belenenses tenha futuro através do amor ao clube que estes jovens ganham desde tenra idade.