Para terminar algumas questões de âmbito mais geral. Como foi preparado o 96º Aniversário do Clube?
Foi nomeada em reunião de Direcção uma Comissão de Preparação para as Comemorações do 96º Aniversário do Clube liderada pelo nosso Vice-Presidente Manuel Fonseca e Costa, que teve a preciosa colaboração de vários colegas de Direcção, e penso que soubemos honrar os elevados pergaminhos do clube.

Como correm as coisas com a Loja Azul e o lançamento da tão desejada Loja On-line?
Herdámos um espaço que decidimos aproveitar na sua plenitude para um novo conceito de loja azul no Belenenses. Com este espaço desenvolvemos os conceitos habituais nas lojas dos maiores clubes do mundo, na medida em que temos o Espaço Criança, o Espaço Senhora, artigos sazonais, espaço marcas (Adidas e Lacatoni), reedição de camisolas míticas (réplicas históricas) e personalização de equipamentos oficiais na hora. A loja, à nossa escala, tem sido um verdadeiro sucesso e posso dizer-vos que nunca, no passado, a Loja Azul teve tanta diversidade de produtos como agora, na nossa gestão.
Por outro lado, criámos igualmente a loja on-line, que nos permite promover os nossos produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana, e satisfazer pedidos do mundo inteiro no que era uma velha aspiração de muitos adeptos espalhados pelo mundo.

Muitos sócios referem que o Clube não comunica para o exterior ou que o faz mal. Concorda com estas opiniões?
Considero que ouvir isso configura, na minha opinião, uma tremenda injustiça. Atrevo-me mesmo a dizer que o Clube nunca comunicou tanto e tão bem como o faz agora. Não podemos é tratar de dossiers que são complexos e exigem sigilo, até por respeito aos nossos diferentes interlocutores, na praça pública, como parece que é reinvidicado por alguns sócios. Todos compreendem que não se pode ter, por exemplo, uma reunião com o Conselho de Administração do BANIF, e depois vir cá para fora comunicar o que se passou lá dentro. Não se pode reunir com a EDP e depois vir cá para fora opinar, e assim sucessivamente. Comunicamos o que temos a comunicar, e guardamos sigilo daquilo que entendemos dever reservar.

Acha então que o Clube neste domínio está no bom caminho?
O que digo é que tenho noção de que alguns sócios, e não muitos como diz, referem que não comunicamos e que não sabem o que a direcção ou as secções andam a fazer. Gostava de lhe dizer que antes de mais, nesta matéria, foi preciso meter a casa em ordem, pois o que se passava era um autêntico regabofe. Não existia comunicação interna e agora passou a existir. Dou-lhe o exemplo de que antes era cada um por si, cada secção mandava para a federação respectiva o símbolo do clube que lhe apetecia e nem sequer comunicava nada à direcção. Esse regabofe está a acabar e na próxima época desportiva já se vai sentir uma grande diferença. O nosso Vice-Presidente Vítor Correia elaborou um Regulamento Interno de Comunicação (RIC) para todas as secções com regras claras e funcionais, e pensamos que a partir de agora as coisas vão correr melhor. A intenção deste RIC é criar um conjunto de regras na Comunicação com o exterior e promover a aproximação com a Direcção, desenvolvendo canais privilegiados para o efeito.
Relativamente à comunicação feita pelo clube através das redes sociais e do nosso site oficial digo-lhe, com toda a sinceridade, que sinto que somos uma referência a nível nacional já que me chegam vários testemunhos, de pessoas ligadas a outros clubes, elogiando o nosso trabalho nessas áreas.
Passámos, de facto, a fazer uma utilização mais efectiva das Redes Sociais conferindo ao Clube uma identidade própria, e posso dizer-lhe que, por exemplo, no Facebook atingimos 88.000 seguidores e passámos a ser considerados pelo próprio Facebook, desde Fevereiro, “página verificada”, sinal de reconhecimento da inquestionável qualidade da nossa página. No Twitter oficial ultrapassámos já os 3.000 seguidores, criámos o Instagram do Clube de Futebol “Os Belenenses” e fizemos a produção de vários vídeos naquilo que são os nossos primeiros passos rumo à criação de um canal de televisão do Clube.
Por todas estas razões, estou muito satisfeito com o trabalho realizado na área da Comunicação do clube e agora, com a nomeação do nosso consócio Pedro Guedes da Silva como novo Director de Comunicação do Clube, estou ainda mais confiante.

Por contraponto com a Comunicação, uma área onde se têm ouvido elogios é na da gestão das Instalações do Clube. Está também satisfeito com o trabalho que tem sido realizado?
Eu penso que também na área da Comunicação se têm ouvido vários elogios ao trabalho da equipa liderada pelo nosso Vice-Presidente Vítor Correia. Relativamente à questão que me coloca, é evidente que não só eu mas todos os belenenses estão muito satisfeitos com o trabalho que temos realizado nessa área. De facto, o Vice-Presidente Telmo Carvalho e a sua equipa de trabalho, de onde destaco o nosso Director de Instalações João Lourenço e os funcionários da Manutenção, têm realizado um trabalho fantástico.
Se pensarmos, por exemplo, no antes e no depois de todo o Complexo das Piscinas, a diferença é abismal para melhor já que conseguimos “dar vida” e rentabilizar para o clube um local que estava completamente abandonado. Também no que diz respeito às zonas verdes do Complexo a diferença existente na limpeza é significativa. Ainda agora pintámos todo o Campo Major Baptista da Silva, que ficou com um aspecto extraordinário, e colocámos uma bancada no Campo nº 3, que era uma velha aspiração de todos aqueles que frequentam o recinto. Vamos também fazer agora uma intervenção no Pavilhão Acácio Rosa, e por isso estou muito orgulhoso do trabalho que temos desenvolvido, mas já que falo nesta equipa de trabalho gostaria também de dizer que têm sido também fundamentais noutro ponto que é crucial para a tesouraria do clube, que é o de terem conseguido disciplinar os pagamentos dos diferentes inquilinos que o Clube tem no Complexo. Têm feito também aí um trabalho digno dos maiores elogios.

E no domínio da Juventude e da Fúria Azul, o que é que se tem feito?
Nessa área que estava sob a jurisdição do nosso Vice-Presidente José Miguel Soares, fizemos o lançamento do Cartão Jovem Belenenses com vantagens em milhares de instituições para os nossos adeptos até aos 30 anos, e marcámos presença em praticamente todas as acções da Fúria Azul. Procedemos ainda a diversos melhoramentos na Sede da Fúria Azul, onde criámos condições para a existência de água da rede e de uma casa de banho. Nesta área, temos também sido proactivos na questão sempre melindrosa dos autocarros para os sócios e “furiosos” acompanharem as nossas equipas nas mais diversas deslocações, é uma área em que ainda há muito a fazer e temos noção de que temos que melhorar e vamos melhorar.

E a relação com as Filiais?
Esse é um dos pontos em que penso que fica clara a enorme viragem que a nossa Direcção imprimiu ao Clube. Temos agora, muito pela acção fantástica do nosso Vice-Presidente Vítor Correia, uma nova política de proximidade virada para os sócios e para os adeptos que se encontram espalhados por esse país fora, nas nossas filiais e nos nossos núcleos. Temos estado em todo o lado potenciando a proximidade, e acreditamos que a médio prazo esta política nos vai trazer resultados muito positivos.