O Belenenses sofreu esta tarde a primeira derrota no campeonato frente à Associação Torre por 1-0, na deslocação ao Campo Alfredo Pinheiro, em partida da 22ª jornada da Série 2 da I Divisão da AFL. Um desaire que mantém os azuis na liderança isolada da prova com 61 pontos – mais dezassete do que o Abóboda, actual terceiro classificado -, numa caminhada agora feita de vinte vitórias, um empate e uma derrota, com noventa golos marcados e onze sofridos.

Fortemente apoiados por centenas de sócios e adeptos que lotaram o recinto de jogo, os azuis do Restelo entraram mal no encontro, sem nunca se encontrarem ao longo da primeira metade da partida, consentindo que a formação da casa, a jogar sempre com muita garra e determinação, chegasse à vantagem com que se atingiria o intervalo.

O Belenenses entrou melhor na segunda parte, claramente mais ofensivo e a criar situações de perigo na área contrária, mas o tempo foi passando sem que surgisse o golo do empate. O técnico Nuno Oliveira mexeu na equipa fazendo entrar Sénica e Rivaldo (mais tarde também Jorginho e Varela), alterações que vieram oferecer mais dinâmica ao capítulo ofensivo, com os azuis a chegarem a beneficiar de uma grande penalidade que Ricardo Viegas não logrou concretizar. Os últimos minutos do encontro, mais seis de compensação, foram de absoluto domínio dos azuis, cujos nervos já não permitiram a concretização do procurado golo.

Fora do rectângulo de jogo, destaque muito positivo para o óptimo ambiente vivido nas bancadas, com grande fair-play entre os adeptos das duas equipas, todos eles num entusiástico apoio ao seu emblema, e com um bonito gesto dos associados da formação da Torre, que exibiram faixas de reconhecimento ao caminho que os sócios do Belenenses entenderam trilhar no futebol sénior.

O onze inicial da Cruz de Cristo sofreu alteraçoes em relação ao último jogo, fazendo alinhar Tomás Foles; Evandro, Miguel Matos, André Serra e Jojó; Ilmo (Cap.), João Trabulo, Ricardo Viegas, Pedro Rosário, João Santos e Afonso Alcario. No banco, às ordens do técnico Nuno Oliveira, estavam disponíveis Afonso Nunes, Alex Figueiredo, Jorginho, Sénica, Varela, David Varges e Rivaldo.

O Belenenses regressa ao Estádio do Restelo no próximo domingo, às 16h00, para a recepção ao SL Olivais – actual 8º classificado – num jogo para o qual todos os Belenenses estão convocados para o regresso às vitórias.

Confira os resultados desta jornada:

Assoc. Torre, – Belenenses, 0
Carcavelos, 3 – CD Belas, 2
Operário, 5 – Talaíde, 0
CDOM-PN, – Porto Salvo,
Linda-a-Velha B, 1 – Fund. Salesianos, 0
Amavita, – Malveira da Serra,
CD Estrela, – Trajouce,
Sl Olivais, 0 – Abóboda, 2

Confira a classificação após a 22ª jornada:

Futebol | Classificação Jornada 22