Hat-trick de Diogo Leitão numa vitória em Mafra por números esclarecedores

23 de Março de 2026

O Belenenses venceu ontem à noite na deslocação a Mafra por 1-4, em compromisso da 7ª jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, a última da primeira volta desta etapa da prova. Diogo Leitão (6′, 45′ e 94′) e Eduardo Love (46′) apontaram os golos dos azuis da Cruz de Cristo, que alcançam os 14 pontos na tabela e se situam na terceira posição da tabela, a um ponto dos líderes Académica e Amarante, ambos com um jogo em atraso, no momento em que os comandados de Tiago Zorro registam o melhor ataque da competição com 15 golos marcados.

Liga 3 - Classificação à 7ª Jornada

Com a massa adepta dos azuis a lotar por completo o sector reservado aos visitantes no Municipal de Mafra, o Belenenses entrou no jogo fortemente apoiado para uns primeiros dez minutos frenéticos: Diogo Leitão inaugurou o marcador aos 6 minutos após cruzamento de Dudá – que esteve nos primeiros três golos do Belenenses -, com o Mafra a empatar três minutos depois. A partida seguia agradável e em ritmo elevado, com ambas as equipas a procurarem o golo, uma constante que apenas foi travada por uma paragem para análise VAR que se prolongou por longos sete minutos. Retomado o encontro, fez-se sentir a eficácia dos azuis que já perto do final da primeira metade logou apontar mais dois golos, saindo com um 1-3 a seu favor para o intervalo. Com uma vantagem de dois golos, o Belenenses entrou para a segunda parte num ritmo mais tranquilo, a controlar as operações em bloco mais baixo, com o Mafra – a quem apenas os três pontos interessavam -, a tentar por todos os meios chegar ao último reduto dos azuis da Cruz de Cristo. Certo é que os azuis tinham o jogo controlado, com Guilherme Oliveira a ter tempo para fazer uma enorme defesa neste período, e tiveram ainda tempo de, já em período de descontos, fazerem o quarto golo numa jogada colectiva de grande beleza, e que poderá ter proporcionado o golo mais bonito da edição 2025/26 da Liga 3 até ao momento.

O técnico Tiago Zorro fez alinhar um onze com Guilherme Oliveira; Miguel Bandarra (53′), Afonso Pinto, Cesinha e Evandro; Diogo Paulo, Tiago Morgado [Cap.] (84′), Afonso Afonso (84′), Dudá (69′), Eduardo Love (69′) e Diogo Leitão. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Gonçalo Pinto, João Machado (53′), Jorge Teixeira (84′), João Lucas, Afonso Valente (84′), Midana Sambú (69′), Bruninho, João Gastão e Wilson Eduardo (69′).

Destaque, no capítulo disciplinar, para o cartão amarelo exibidos a Tiago Morgado, Dudá e João Machado.

A Liga 3 interrompe agora por uma semana e regressa no fim-de-semana da Páscoa, na Trofa, com o Belenenses a defrontar o Trofense em encontro correspondente à 8ª jornada, a primeira da segunda volta.

PARTILHAR NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

SideMenu