O Clube de Futebol “Os Belenenses” informa que chegou a acordo com o Prof. Sérgio Marques para assumir o comando técnico da equipa sénior de andebol.

O treinador de 64 anos liderou nas duas últimas temporadas o plantel do Boa-Hora, onde registou 43 triunfos em 67 jogos. Na chegada ao Restelo, o Prof. Sérgio Marques estará acompanhado pelos técnicos-adjuntos Nuno Vasconcelos e Artur Rodrigues, e também pelo analista Marco Sampaio.

Na hora de chegar a acordo com os azuis da Cruz de Cristo, o Prof. Sérgio Marques deixou as primeiras declarações ao site oficial do Clube.

Questionado sobre as expectativas para a próxima temporada, o técnico afirmou: “Expectativas? Não trabalho em cima de expectativas. Trabalho em cima de trabalho, por isso os objectivos imediatos são: enviar até final de Junho planos de treinos individuais aos jogadores para realizarem nas férias; começar a treinar a 29 de Julho duas vezes por dia; realizar 6 a 7 jogos de treino; implementar um modelo de jogo para rentabilizar os jogadores; chegar a 31 de Agosto a postos para a 1ª jornada e para a ganhar e, se for no Acácio Rosa, vê-lo cheio de pessoas do Belém. Na semana seguinte havemos de querer o mesmo. Isto é muito simples e é por isso que é desafiante”.

Depois de uma temporada a trabalhar com um plantel caracterizado por uma média de idades baixa, cerca de 22 anos, em resposta à preferência pela aposta na juventude salientou: “Aposto em pessoas que só depois são jogadores. Aposto no treino, no foco, no compromisso, na confiança, na paixão pelo treino e pelo jogo. Isso tem idade? O querer ganhar tem idade? O detestar perder tem idade? O adorar ganhar tem idade? As equipas fortes não têm idade, são sempre crianças e ao mesmo tempo são sempre velhas, depende do que os jogos pedem. O mais importante numa equipa que se pretende competente não é a idade dos seus elementos, é a própria EQUIPA E O QUE CADA UM DOS SEUS ELEMENTOS LHE DÁ. Está a correr mal, TRABALHA! Está a correr bem, TRABALHA! Está a correr muito bem…TRABALHA!”.

A fechar, o treinador deixou-nos as suas principais ideias quanto à construção do plantel do Belenenses para a temporada 2024/25: “Prefiro falar em equipa de trabalho porque quando falamos em plantel, geralmente falamos só em jogadores, e a construção de uma equipa forte é o mais importante. Todos temos um conjunto de tarefas para realizar muito bem e isso transcende o plantel sendo naturalmente este um dos vectores mais importantes, porque o plantel sozinho não resolve nada, é o todo que tem que procurar a excelência. O “Behind the Scenes” constituído pelos praticamente invisíveis valem golos, que valem pontos, e aqui todos vamos defender e todos vamos marcar golos. A Direcção representada de uma forma mais objectiva pela Ana Simões Ferreira como vice-presidente para o andebol, que tem sido incansável no desenvolvimento do processo e desta construção, os elementos da secção ligados aos seniores, o Pedro Domingos, o Manuel Oliveira e o Alberto Oliveira, “Team Manager”, estes foram os elementos que me escolheram e que têm tido um trabalho diário e sistemático, preparando também o futuro imediato. A partir daqui, equipa técnica de 5 pessoas que engloba um fisioterapeuta, um treinador de guarda-redes, um analista que acumula também trabalho de campo e mais um treinador que partilhará comigo as restantes funções. Finalmente, as restantes pessoas são os jogadores, seguindo sempre a mesma linha de raciocínio: foram ou estão a ser seleccionados tendo em conta, sempre, os níveis reais de paixão, ambição e compromisso. Este é o verdadeiro talento. O resto todos juntos resolvemos”.

Bem-vindo, Sérgio!