É com muita satisfação que o Clube de Futebol “Os Belenenses” informa que acabou de concluir o processo de uma parceria energética iniciado em 2022, que juntou o clube à Greenvolt Comunidades, empresa de referência no mercado português, visando o desenvolvimento de uma Comunidade de Energia no Estádio do Restelo e em seu redor que agora, com a conclusão dos trabalhos, fica a funcionar em pleno.
Com esta parceria, o Belenenses coloca-se na vanguarda da transição energética sendo uma das primeiras comunidades UPAC – Unidade de Produção para Autoconsumo – de referência na região de Lisboa.
Os trabalhos de preparação iniciaram-se no final do ano de 2022 com a montagem de 442 painéis fotovoltaicos na pala da bancada Nascente, e de outros 660 painéis na pala da bancada Poente, perfazendo um total de 1.102 painéis instalados, o que corresponde a 600,59 kW/pk de potência eléctrica instalada.
Estes trabalhos incluíram, para além da colocação dos painéis, a montagem de diversos equipamentos de última geração que transformam a energia solar em electricidade, permitindo a produção local de energia eléctrica para autoconsumo individual. Brevemente, e após aprovação pelas entidades inspectoras, evoluiremos para uma actividade de autoconsumo colectivo, com partilha e venda da energia não consumida internamente.
A criação de uma futura Comunidade de Energia Renovável permitirá a adesão dos sócios do clube, bem como de particulares e de outras entidades, nomeadamente pequenas e médias empresas, singulares ou colectivas, instaladas na proximidade.
O Clube de Futebol “Os Belenenses” conclui assim mais uma importante etapa ambiental uma vez que a capacidade instalada evita a emissão de 239 toneladas de CO2 / ano, reforçando o exemplo inigualável de sustentabilidade para todas as instituições desportivas, e outras, pelo impacto positivo gerado a nível ambiental e social.
Lisboa, 17 de Março de 2023
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”