O Belenenses regressou esta noite ao Estádio do Restelo para o arranque da fase de todas as decisões da Liga 3 e venceu o Link Vilaverdense por 2-0 – com Clé e Duarte Valente a marcarem para os azuis –, num jogo que deixa no Restelo os três pontos em disputa na primeira de seis finais que marcam esta etapa da competição. A equipa assume à condição a liderança da Série 2 e fica agora à espera do confronto entre Sanjoanense e Amora agendado para domingo.

Bruno Dias apresentou uma equipa muitíssimo bem organizada perante um estádio do Restelo onde o apoio à equipa nunca deixou de se fazer sentir, numa partida que deixou bem patente a muita qualidade que preenche os relvados da Liga 3. Ambas as equipas entraram a querer pegar no jogo, via-se bom futebol com equilíbrio q.b., e acabou por ser o Belenenses a adiantar-se à passagem dos 27 minutos com Clé a responder de forma superior a uma tremenda assistência de Hélio Cruz. O jogo não mudava o seu registo de equilíbrio com as duas formações a manterem-se na procura do golo, mas a partida avançava para o intervalo sem mais golos apesar da boa reacção da equipa que viajou de Vila Verde. A segunda metade não trouxe menos qualidade e mostrava um Lank ainda mais apostado em restabelecer a igualdade, o que esbarrava habitualmente numa muito boa organização defensiva dos azuis e, sempre que necessário, na segurança de David Grilo. E acabou por ser o Belenenses a aumentar a vantagem para dois golos quando o recém-entrado Miguel Tavares sofre falta na grande área, castigo máximo que Duarte valente converteu. Tranquila no marcador, a equipa ainda chegou ao 3-0 mas o golo de Clé foi invalidado por fora-de-jogo depois de análise do VAR.

Em resumo, um óptimo arranque do Belenenses nesta segunda fase da Liga 3, prova em que a equipa orientada por Bruno Dias disputa as duas primeiras rondas em casa antes de somar três deslocações consecutivas.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fábio Pala, André Serra, Chima Akas e Gonçalo Maria; Hélio, Duarte Valente (Cap.), Filipe Chaby, Midana Sambú, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Afonso Simão, Fred Martins, Pipo, Mauro Antunes, Xavi, Flavinho, Miguel Tavares e Pedro Martelo.

Entraram Xavi (66′), Miguel Tavares (66′), Fred Martins (96′), Pipo (96′) e Flavinho (96′), para renderem respectivamente Filipe Chaby, João Costa, Fábio Pala, Duarte Valente e Midana Sambú.

A Liga 3 regressa ao Restelo já no Domingo de Páscoa, 9 de Abril, novamente às 20h30, com o Belenenses a receber o Amora em partida referente à 2ª jornada da fase de subida.

Clé foi eleito “Homem do Jogo” pela 4ª vez nesta temporada 2022/23:

Confere os resultados da 1ª Jornada:

// Belenenses, 2 – Lank Vilaverdense, 0
// Sanjoanense – Amora (domingo, 15h00)