O Belenenses venceu esta tarde o Fontinhas por 6-0 – com golos de João Costa (3), Duarte Valente (2) e um auto-golo – no regresso ao Estádio do Restelo referente à 18ª jornada da Liga 3, uma importante vitória que mantém os azuis da Cruz de Cristo na corrida pelos seus objectivos. A equipa orientada por Bruno Dias sobe à condição ao terceiro lugar com 29 pontos ultrapassando o Sporting B, que perdeu na deslocação à Amora, e aguarda agora pelos resultados de Caldas e Alverca que apenas jogam amanhã.

Apoiado por uma bancada ruidosa e inexcedível, o Belenenses entrou forte na partida e chegou à vantagem logo aos três minutos, com Clé a trabalhar bem sobre a direita e a rematar forte com a bola a sofrer um desvio de Samir Banjai. Em vantagem no marcador, os azuis continuaram a dominar a toda a largura e profundidade, num jogo de sentido único marcado igualmente pela lesão de Dida à passagem dos vinte minutos. João Costa entrou para o seu lugar e bastaram treze minutos para que o jovem avançado, agora melhor marcador da equipa esta época, aumentasse a contagem levando o Belenenses para o intervalo a vencer por dois golos.

Entrados na segunda metade, assistimos novamente a um Belenenses muito personalizado e que aumentou a vantagem para 3-0 logo aos 50 minutos, com Duarte Valente a facturar da marca dos onze metros. E se o Belenenses já havia mostrado muita qualidade no primeiro tempo, a segunda parte elevou a fasquia proporcionando ao público presente no Restelo vários lances de entendimento quer na zona de construção quer no último terço. Bruno Dias mexeu na equipa, refrescou, e foi com naturalidade que os golos foram surgindo, primeiro com Duarte Valente a concluir uma bela jogada colectiva, mais tarde com João Costa a carimbar o hat-trick. Numa da melhores exibições da temporada, houve ainda tempo para a estreia de Filipe Chaby que deixou cerca de quinze minutos de muito boas indicações para o futuro. Como resumo da tarde, triunfo justíssimo de um Belenenses de elevada rotação e que parece estar novamente em fase ascendente.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, André Serra, Chima Akas e Fábio Pala; Hélio Cruz, Duarte Valente, Mauro Antunes (Cap.), Midana Sambú,  Clé e Dida. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Afonso Simão, Wagner Pina, Pipo, Xavi, Flavinho, Filipe Chaby, Miguel Tavares e João Costa.

Entraram João Costa (20′), Pipo (66′), Xavi (66′), Miguel Tavares (66′) e Filipe Chaby (77′) para substituirem respectivamente Dida, Hélio Cruz, Mauro Antunes, Clé e Fábio Pala.

Com tudo em aberto na tabela classificativa, a Liga 3 regressa no próximo domingo, dia 19 de Fevereiro, às 19h00, com o Belenenses a defrontar o Caldas, no Campo da Mata, em jogo com transmissão no Canal 11.

João Costa foi eleito “Homem do Jogo”:

Confere os resultados da 18ª Jornada:

// Belenenses, 6 – Fontinhas, 0
// Amora, 2 – Sporting B, 1
// Académica, 0 – Moncarapachense, 0
// U. Leiria, 2 – Oliveira do Hospital, 1
// Real SC – Caldas (Domingo)
// Alverca – Vitória FC (Domingo)