O Belenenses venceu esta tarde o Sporting B por 0-1 – com golo de Flavinho – na deslocação ao Estádio Aurélio Pereira correspondente à 17ª jornada da Liga 3, um importante triunfo que mantém os azuis da Cruz de Cristo na rota dos objectivos delineados no arranque da temporada. A equipa orientada por Bruno Dias ocupa a sexta posição com 26 pontos, a um ponto do Alverca e a dois da dupla formada por Sporting B e Caldas que ocupam o terceiro lugar.
Apoiado por um ruidoso contingente de 72 inexcedíveis adeptos – o número permitido pela formação da casa -, o Belenenses cedo percebeu que ia ter tarefa difícil quando Gonçalo Maria, à passagem dos cinco minutos de jogo, sofre falta e… é expulso. Com oitenta e cinco minutos pela frente e reduzido a dez unidades, os azuis reagiram bem mas sofreram nova contrariedade ao quarto de hora de jogo, com Bruno Dias a ver-se forçado a retirar Romário, por lesão, tendo de mexer em toda a linha defensiva no espaço de dez minutos. André Serra entrou para o lado de um recuado Duarte Valente, com Chima Akas deslocalizado para a lateral esquerda. E não obstante a permanente dualidade de critérios e um campo cada vez mais inclinado, a que se somava um relvado em péssimas condições, o Belenenses soube colocar-se em campo, procurou ter bola e sair com critério, chegou a estar por cima no jogo e Dida quase inaugurava o marcador mas encontrou o guardião Callai a responder com uma defesa de elevado grau de dificuldade. Quarenta e cinco minutos difíceis e em que parecia valer (quase) tudo – que o digam Fred Martins e Midana Sambú, ambos alvo de jogo duríssimo -, mas em que a garra e a bravura dos nossos atletas souberam dar a volta ao problema.
A segunda parte mostrou um Sporting mais ofensivo, o cansaço obrigava Bruno Dias a mexer no tabuleiro azul e percebia-se estarmos na presença de um jogo que requeria organização, capacidade de sofrimento e muita paciência. Assim fizeram os azuis, que viram o Sporting levar uma bola ao ferro da baliza e David Grilo responder com mais uma defesa quase impossível à investida leonina, mas nunca tiraram os olhos da baliza adversária. Chima Akas esteve perto de colocar os azuis em vantagem mas foi Flavinho, ao minuto 88, a tirar um coelho da cartola para fazer um golaço de fora da área que levava à festa à bancada azul e que eleva o brasileiro ao pódio dos marcadores da Série B da Liga 3. Como resumo da tarde, vitória justíssima de um Belenenses que soube sofrer para ser feliz, nunca se rendendo a noventa minutos de inclinação semelhante à do Everest.
Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário, Chima Akas e Gonçalo Maria; Hélio Cruz, Duarte Valente, Mauro Antunes (Cap.), Midana Sambú, Clé e Dida. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, André Serra, Wagner Pina, Pipo, Xavi, Flavinho, Filipe Chaby, Miguel Tavares e João Costa.
Entraram André Serra (16′), Xavi (45′), Flavinho (45′), Miguel Tavares (77′) e João Costa (85′) para substituirem respectivamente Romário, Mauro Antunes, Dida, Midana Sambú e Clé.
Com tudo em aberto na tabela, a Liga 3 regressa no próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, às 15h00, com o Belenenses o Fontinhas, no Estádio do Restelo, em jogo com transmissão no YouTube do Canal 11.
Flavinho foi eleito “Homem do Jogo” pela equipa do Canal 11:
Confere os resultados da 17ª Jornada:
// Sporting B, 0 – Belenenses, 1
// Moncarapachense, 1 – Alverca, 2
// Fontinhas, 0 – Real SC, 1
// Oliveira do Hospital, 3 – Vitória FC, 1
// Caldas, 1 – Académica, 0
// U. Leiria, 2 – Amora, 0
Confere a classificação à passagem da 17ª Jornada: