O Belenenses regressou esta tarde às vitórias na Liga 3 ao vencer o Oliveira do Hospital por 4-1, no Estádio do Restelo, com golos de Duarte Valente, Clé, Gonçalo Maria e Flavinho. A equipa orientada por Bruno Dias avança desta forma para os 23 pontos na tabela, os mesmos que o Alverca que é quarto classificado, na luta pelos lugares de acesso ao Top-4 da classificação que qualifica para a disputa da fase de subida.
Os azuis entraram praticamente a perder, com Rui Batalha a facturar para a equipa visitante numa das três ocasiões de ataque do Oliveira do Hospital nos primeiros instantes, estavam decorridos cinco minutos de jogo. Um golo que mexeu com o Belenenses, que de imediato partiu para a frente e chegou ao empate ainda antes dos dez minutos, com Duarte Valente a converter a primeira de três grandes penalidades do jogo. Reposta a igualdade, os azuis foram tomando conta do jogo e poucos minutos depois instalavam-se no meio-campo contrário mostrando bons momentos de futebol e muita vontade de consumar a reviravolta no marcador, que chegaria já perto do intervalo, também com um castigo máximo que Clé assinou com qualidade.
A segunda parte trouxe um jogo mais calmo do que o dos primeiros quarenta e cinco minutos, com um Belenenses mais ofensivo e que procurava o golo da tranquilidade. Midana Sambú – um dos reforços de Inverno dos azuis – deixava bons apontamentos, a equipa criava lances de superioridade numérica no último terço, mas o golo chegou apenas à passagem dos setenta minutos com Gonçalo Maria – eleito Homem do Jogo – a aparecer na área pela esquerda e a rematar cruzado para um golo de belo efeito. E cerca de dez minutos depois, foi a vez de Flavinho, recém-entrado, apontar a terceira grande penalidade da tarde a castigar mão na bola em cima da linha de fundo, falta que deixou a formação visitante reduzida a dez unidades. Em resumo, um importante triunfo para um Belenenses que se sentia ferido na sequência da derrota caseira de há uma semana, resultado que recoloca os azuis no caminho pretendido para esta primeira fase da temporada.
Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Chima Akas; Hélio Cruz, Duarte Valente Xavi, Gonçalo Maria, Midana Sambú e Clé. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, André Serra, Wagner Pina, Tiago Lopes, Pedro Carvalho, Flavinho, Miguel Tavares, João Costa e Pedro Martelo.
Entraram no segundo tempo João Costa (64′), Flavinho (77′), Wagner Pina (88′), Pedro Carvalho (88′) e Tiago Lopes (88′) para renderem respectivamente Midana Sambú, Xavi, Fred Martins, Clé e Chima Akas.
O campeonato regressa já no próximo sábado, dia 21 de Janeiro, com o Belenenses a deslocar-se ao Estádio da Medideira para defrontar o Amora, às 15h00, encontro com transmissão em directo no YouTube do Canal 11.
Gonçalo Maria foi eleito “Homem do Jogo” nesta tarde de futebol no Restelo.
Confere os resultados da 14ª Jornada:
// Belenenses, 4 – Oliveira do Hospital, 1
// Moncarapachense, 1 – Caldas, 1
// Real, 0 – Amora, 1
// Alverca, 0 – Sporting B, 1
// Académica, 1 – U. Leiria, 3
// Vitória FC – Fontinhas (2ª feira)