Fim-de-semana de sortes distintas para as equipas seniores de basquetebol com um triunfo no CN2 e um desaire na Proliga, ambos nas segundas fases dos respectivos campeonatos.

A equipa masculina foi a primeira a entrar em acção e saiu derrotada por 51-75 frente ao Sangalhos, no Pavilhão Acácio Rosa, em desafio da 6ª jornada do Grupo de Subida da 2ª fase da Proliga. Frente a um adversário que se esperava exigente dado o seu destaque nesta etapa da prova que lhe permitiu, aliás, assegurar a subida à Liga esta tarde, o resultado da tarde construi-se ao longo de quatro períodos com os parciais de 13-25, 17-22, 10-17 e 11-11.

O grupo ocupa a sexta posição da tabela com quinze pontos que já não permitem assegurar um dos lugares de subida mas segue empenhado em deixar uma boa imagem nesta etapa exigente, respeitando a camisola azul da Cruz de Cristo que defende. O Belenenses volta à acção no próximo sábado, 19 de Março, às 18h00, em deslocação ao terreno do Esgueira.

Também a jogar no Pavilhão Acácio Rosa, a equipa feminina do Belenenses entrou com o pé direito na Fase de Subida do CNB 2 ao vencer o Unidos do Tortosendo por contundentes 78-35.

A equipa orientada pelo técnico Bernardo Gerardo qualificou-se para esta segunda etapa após uma fase regular positiva em que conquistou o segundo lugar da tabela, lutando agora por um dos dois lugares em disputa que permitem o acesso ao Campeonato Nacional da CN1.

A Fase de Subida divide-se em duas zonas de seis equipas cada – o Belenenses participa na Série Sul -, prevendo duas vagas de promoção em cada série e uma partida entre o primeiro classificado de cada zona para sagrar Campeã uma das formações. A fase de subida joga-se a duas voltas, sendo que as equipas não voltam a defrontar os adversários que já encontraram na 1ª fase, logo o Belenenses disputa oito jogos e não jogará novamente frente ao BAC – entrando nesta fase já com os pontos obtidos frente a esse adversário.