O Belenenses defrontou ao final da tarde os eslovenos do RK Trimo Trebnje, em deslocação à Eslovénia referente à segunda mão do round 1 de qualificação da EHF European League, onde perdeu por 28-26 num sábado que fica marcado pelo afastamento das duas equipas portuguesas em competição nesta fase da prova (também o Benfica se viu eliminado nesta primeira ronda).

Com cinco golos de desvantagem trazidos da primeira mão no Restelo, os azuis não conseguiram assegurar a reviravolta da eliminatória. O Belenenses não entrou bem, permitindo que o adversário construísse uma vantagem sólida e com dificuldades para marcar golos nos primeiros dez minutos de jogo, entre alguma precipitação e uma grande exibição do guarda-redes esloveno. Com o passar do tempo os azuis deram mostras de serem capazes de nivelar o marcador, corrigindo e aproximando distâncias, chegando ao intervalo a perder por 14-11 quando podia ter reduzido a desvantagem para apenas um golo de diferença a poucos segundos do apito.

A equipa entrou mais forte para a segunda parte, com muita determinação e vontade de equilibrar a contenda, permanecendo ao longo destes trinta minutos com uma curta diferença e deixando por várias vezes a ideia de que iria pelo menos empatar o marcador, tendo chegado a conseguir a margem mínima de 19-18 à passagem dos 43 minutos. Mas o maior ritmo dos eslovenos não permitiu que os azuis conseguissem evitar a derrota num pavilhão que contou com a presença de público ao contrário do que se havia verificado em Lisboa, factor que terá igualmente o seu contributo no desfecho desta ronda.

Orientada pelo Prof. Luís Monteiro, a formação da Cruz de Cristo contou com Miguel Moreira, Fábio Caculo, Christopher Selles, Bruno Moreira, Tiago Pereira, Rui Barreto, Pedro Solha, Gonçalo Valério, Gonçalo Nogueira, Diogo Domingos, Felisberto Landim, Fábio Semedo, João Ferreira, Nelson Pina, Cláudio Pedroso e Tiago Ferro.

Diogo Domingos foi o melhor marcador dos azuis, com 5 golos, sendo de registar igualmente os tiros certeiros de Bruno Moreira (4), Cláudio Pedroso (3), Rui Barreto (3), Fábio Semedo (3), Pedro Solha (2), Tiago Pereira (2), Nelson Pina (2), Tiago Ferro e Gonçalo Nogueira.

Afastado das competições europeias, o grupo regressa a Portugal no domingo para continuar a preparação de mais uma época que se quer de sucesso, com o arranque do Campeonato Placard Andebol 1 agendado já para o próximo sábado, 12 de Setembro, às 18h00, em desafio frente ao Boa Hora no Pavilhão Acácio Rosa.