O Clube de Futebol “Os Belenenses” tem acompanhado a evolução do surto do novo coronavírus (Covid-19), desde logo atento à segurança e saúde dos seus atletas e colaboradores mas, também, e com igual preocupação, aos impactos que vai ter na situação económica do país e nas competições desportivas.

Sem nos desfocarmos desta luta colectiva que todos estamos a travar, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” vem esclarecer alguns aspectos respeitantes à sua vida associativa sobre os quais tem vindo a ser questionada pelos seus associados e adeptos.

O Clube de Futebol “Os Belenenses” mantém escrupulosamente em dia todas as obrigações para com os seus funcionários e colaboradores, a Segurança Social e a Autoridade Tributária.

No âmbito da licença provisória que o Clube mantém desde 16 de Março de 2016, o Bingo é um centro de custos relevante num contexto de falta de actividade. O Clube fará todos os esforços para manter os postos de trabalho e para estar em condições de reabrir assim que as condições sanitárias o permitam.

Não é intenção do Clube de Futebol “Os Belenenses” prescindir de qualquer posto de trabalho. O Clube prosseguirá firme nesta sua determinação e continuará atento às medidas de apoio às empresas e às instituições de utilidade pública adoptadas pelo Governo de Portugal a cada momento, de modo a minimizar o fortíssimo impacto que a paragem total da actividade económica, desportiva e social vai ter nas contas e na tesouraria de todos os agentes económicos, de que o Clube não é excepção.

Desde a interrupção dos diversos campeonatos e restantes provas em que as nossas equipas estão envolvidas, o Clube tem estado em contacto permanente com as diversas federações, associações desportivas e outros clubes no sentido de acompanhar de perto os diversos planos existentes no que diz respeito à conclusão da época 2019/20. Em várias modalidades, têm tido lugar diversas reuniões alargadas através do sistema de vídeo-conferência. Estes processos devem responder às circunstâncias extraordinárias pelas quais passamos e ser guiados pela defesa da verdade desportiva e dos direitos desportivos dos participantes.

Por outro lado, como é público, no final do ano passado, o Senhor Presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes, convocou o Clube de Futebol “Os Belenenses” e a B-SAD para conversações no sentido de ser acordada uma separação amigável. Como sempre, o Belenenses compareceu à convocatória e esteve permanentemente disponível, com todo o empenho do primeiro até ao último dia. Apesar de tudo isso, o processo negocial não produziu quaisquer resultados. O Clube estará sempre disponível para responder a novas convocatórias do Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Em pleno curso do Estado de Emergência, existe uma efectiva impossibilidade de agendamento de uma Assembleia Geral durante as próximas semanas. A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”, por esta via e na periodicidade que se venha a revelar adequada, manterá a informação actualizada sobre os temas que sejam de interesse para a massa associativa uma vez que vários processos do foro não desportivo continuam a ser normalmente tratados pela Direcção do Clube.

Neste momento de grande preocupação, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” apela a todos os seus sócios e adeptos para cumprirem, com rigor e determinação, todas as indicações das autoridades competentes quanto ao Estado de Emergência, na certeza de que, com o empenho de todos, Portugal irá superar este enorme desafio e todos regressaremos à prática activa do desporto e ao convívio presencial entre todos Os Belenenses. 

Com a certeza de vencer!

Estádio do Restelo, 26 de Março de 2020
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”