O Belenenses venceu esta tarde por 0-4 o Águias de Camarate em nova deslocação ao Campo da Quinta dos Barros, com golos de João Santos (3) e Bruno Botas, em jogo respeitante à 1ª eliminatória da Taça AFL.

Os azuis conhecem o adversário da próxima ronda no sorteio que terá lugar já no próximo dia 29 de Outubro, terça-feira, às 18h30, com os compromissos da 2ª eliminatória agendados para o dia 24 de Novembro.

Novamente apoiado por uma significativa e ruidosa falange de apoio, o Belenenses entrou forte no encontro e chegou à vantagem nos primeiros minutos através de um João Santos em tarde inspirada. Em desvantagem no marcador, a formação da casa procurou equilibrar a marcha do marcador nos minutos seguintes, logrando inúmeros livres que levavam inevitavelmente a bola à area dos azuis mas sem que isso representasse grande perigo pelo acerto defensivo da equipa e pela boa exibição do guarda-redes Afonso esta tarde de regresso à titularidade. Trocando bem a bola quer no centro do terreno quer nas alas mas sofrendo um jogo mais duro por parte do adversário, o Belenenses, foi sem surpresa que os azuis aumentaram a vantagem, novamente por João Santos, desta feita com um belo remate cruzado, saindo para o intervalo com dois golos de vantagem.

A segunda metade não alterou o sentido de jogo, com o Belenenses a controlar as operações pese embora a boa resposta de um Águias de Camarate sempre a procurar a baliza de Afonso Nunes. E por várias vezes os azuis poderiam ter aumentado a vantagem, o que veio a suceder apenas por intermédio de Bruno Botas na transformação de uma grande penalidade a castigar falta sobre o colombiano Juan – hoje também em tarde de grande inspiração, a criar inúmeros desequilíbrios e a levar momentos de aflição ao último reduto contrário. Com a eliminatória decidida, houve ainda tempo para que João Santos carimbasse mais um hat-trick, confirmando um muito bom arranque de temporada.

O técnico Nuno Oliveira apresentou um onze formado por Afonso; João Oliveira, Tiago Marques, Alex Figueiredo e David Varges; Sénica, Benny Ribolhos (capitão), Miguel Oliveira, Juan, João Santos e Bruno Botas. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Rodrigo, Jorginho, Ilmo, Rui Janota, Carlos Fernandes, Rivaldo e Ruben Braga.

A equipa volta à acção no próximo domingo, dia 27 de Outubro, às 15h00, na 6ª jornada do campeonato com uma difícil deslocação ao terreno do Linda-a-Velha, uma das equipas que se encontram na luta pela subida de divisão.