O Belenenses venceu esta tarde a Fundação Salesianos por 9-1 no Estádio do Restelo, em partida da 30ª e última jornada do campeonato, com os golos dos azuis a serem apontados por João Santos (5), Ricardo Viegas (2), Varela e Afonso Alcario, uma despedida da prova que deixa a equipa da Cruz de Cristo com 82 pontos na tabela, numa longa caminhada feita de vinte sete vitórias, um empate e duas derrotas, com 143 golos marcados e 17 sofridos – num total de 153 golos apontados esta temporada em jogos oficiais somando campeonato e Taça AFL.

Os azuis da Cruz de Cristo vão agora disputar o título de campeões da I Divisão da AFL numa final que será jogada no Estádio 1º de Maio, em Lisboa, às 17h00 do próximo dia 15 de Junho, sábado, e na qual o Belenenses terá por adversário o Bocal – a formação que conquistou também de forma brilhante a Série 1 da I Divisão.

O Belenenses entrou muito forte para o jogo que marcou a despedida do Restelo da época 2018/19, dominando desde o apito inicial numa primeira parte mexida e de muita qualidade, que permitiu chegar ao intervalo com uma vantagem de 5-1, um bom ensaio para a final que os azuis disputarão já na próxima semana. A segunda parte arrancou mais morna, mas pouco tardou até que a equipa da casa voltasse a um futebol atractivo carimbando com mais quatro tentos uma vitória inteiramente justa. Nesta 30ª ronda, destaque natural para João Santos, melhor marcador da equipa e que hoje festejou por mais cinco vezes o acerto nas redes contrárias mostrando-se de pontaria afinada.

No intervalo do encontro houve tempo para que a equipa de juniores femininos de futsal do Belenenses recebesse a Taça referente ao Torneio Extraordinário recentemente conquistado, bem como para conhecer “A Marcha do Belém”, comemorativa do Centenário do Clube, um tema composto por Nuno Barroso com orquestração do Maestro Mário Rui Teixeira, em mais uma tarde de festa a que se seguiu o Arraial do Centenário em mês de Santos Populares.

O técnico Nuno Oliveira apresentou um onze formado por Tomás Foles; Evandro, Alex Figueiredo (Cap.), André Serra e Jojó; João Trabulo, Sénica, Ricardo Viegas, Tomás Castro, Varela e João Santos. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis André Bicho, Miguel Matos, David Varges, Jorginho, Ilmo, Rivaldo e Afonso Alcario.

No próximo sábado e como já foi referido, último compromisso da temporada com a final do campeonato a chamar toda a massa associativa dos azuis ao Estádio 1º de Maio.

Confira os resultados da 30ª jornada:

Belenenses, 9 – Fund. Salesianos, 1
CD Belas, 2  – Malveira da Serra, 1
Porto Salvo, 3 – Trajouce, 0
Talaíde, 3 – Abóboda, 6
Torre, 1 – SL Olivais, 2
Carcavelos, 4 – Estrela, 3
Operário, 5 – Amavita, 2
CDOM-PN, 0 – Linda-a-Velha B, 3

Confira a classificação após a 30ª jornada:

Classificação | Jornada 30