O Belenenses deslocou-se esta tarde ao Campo da Quinta Nova onde venceu o GS Carcavelos por 0-4 com golos de Afonso Alcario, Tomás Castro, Rivaldo e João Santos, em partida da 17ª jornada da Série 2 da I Divisão da AFL, com a equipa da Cruz de Cristo a cimentar a liderança isolada do campeonato beneficiando das derrotas dos seus perseguidores. Os azuis somam agora 52 pontos na tabela – mais catorze do que o Porto Salvo, que é segundo, e mais dezessete do que Abóboda e Operário Lisboa que ocupam a terceira posição -, numa grande caminhada feita de 17 vitórias e um empate, com 74 golos marcados e apenas dez sofridos.
Apoiados uma vez mais por uma enorme falange de apoio que lotou por completo um dos mais antigos palcos do futebol português – onde já se jogava no século XIX – e que forçou a organização e as autoridades a permitirem que o público se deslocasse para outras áreas do campo, o Belenenses entrou em busca de um golo que não tardou a aparecer, com Afonso Alcario a inaugurar o marcador. Frente a uma equipa também ela apoiada por muito público e que a espaços mostrava não se limitar a defender, procurando visar as redes defendidas por Afonso Nunes, os azuis continuaram a exercer o domínio do jogo e não espantou que elevassem a contagem para o-2 por intermédio de Tomás Castro, que assim voltou hoje aos golos.
A segunda metade não alterou o sentido de jogo, com o Belenenses a lograr mais dois golos apontados pelo ainda júnior Rivaldo – também ele a regressar aos golos – e por João Santos, consolidando uma importante vitória antes de novo compromisso para a Taça AFL que os azuis encaram com muita ambição. Destaque, neste segundo período, para o regresso aos relvados de Pedro Rosário a deixar bons apontamentos após uma longa lesão contraída ainda na pré-época.
Nuno Oliveira fez alteraçoes em relação ao último jogo, fazendo alinhar Afonso Nunes; Evandro, André Serra, Alex Figueiredo (Cap.) e Jojó; Sénica, Ilmo, Ricardo Viegas, João Santos, Tomás Castro e Afonso Alcario. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam disponíveis Tomás Foles, Jorginho, David Varges, Benny Ribolhos, João Trabulo, Pedro Rosário e Rivaldo.
O Belenenses volta a jogo no próximo sábado, às 15h00, frente ao Coutada, no Estádio do Restelo, para os Oitavos-de-final da Taça AFL. O adversário dos azuis é décimo classificado da Divisão Pró-Nacional, sendo o vencedor em título desta competição que esta época lhe permitiu a disputa da Taça de Portugal.
Confira os resultados desta jornada:
Carcavelos, 0 – Belenenses, 4
Linda-a-Velha B, 0 – Assoc. Torre, 0
CDOM-PN, 1 – Operário Lisboa, 0
CD Estrela, 2 – Talaíde, 0
Amavita, 1 – CD Belas, 2
Abóboda, 7 – Fund. Salesianos, 1
SL Olivais, 2 – Porto Salvo, 0
Malveira da Serra, 4 – Trajouce, 3
Confira a classificação após a 18ª jornada: