José Américo Taira Costa Pereira, 49 anos, conhecido entre os adeptos do Clube de Futebol Os Belenenses simplesmente como Taira, é o director desportivo escolhido para o projecto desportivo que visa levar o clube da 1.ª divisão distrital até ao topo do futebol português.

Médio talentoso e com grande visão de jogo e apurada técnica, Taira jogou no Belenenses entre 1989/90 e 1995/96, com curta passagem, por empréstimo, pelo Estrela da Amadora. Fora de campo, tem a mesma capacidade de organização, é um estudioso do futebol e tem mantido ligação estreita ao desporto.

A apresentação à imprensa e aos sócios que fizeram questão de estar presentes aconteceu esta terça-feira, num ambiente de grande optimismo e orgulho clubístico, com os troféus relativos aos 4 campeonatos e às 3 taças de Portugal conquistadas pelo CF Belenenses expostas.

Taira, emocionado pelo regresso a casa e logo num momento tão importante da vida associativa do Belenenses, mostrou ambição e confiança: “tem que haver um compromisso claro com as linhas mestras do clube. Vou ser o mais sério possível, sei que vou errar mas vou tentar errar o mínimo possível. Com o compromisso e a ajuda de todos vamos conquistar o objectivo. Claro que não é um projecto fácil, vieram-me à memória tempos longínquos que não são fáceis de esquecer. Tudo isto é um acto de coragem e valentia, contamos com o apoio de todos”.

Já Patrick Morais de Carvalho enalteceu o ex-futebolista azul, declarando que “o Belenenses terá uma estrutura séria e com muita competência, um conjunto de atletas com um grande compromisso, com mística, preparados para o caminho que queremos trilhar, um caminho de honra e de dignidade”.

Pedindo a todos os adeptos para que marquem presença ao longo da época no apoio efectivo à equipa em todos os jogos, anunciou igualmente que o Clube apresentará “um atractivo plano de marketing” e que “ao longo do mês apresentaremos a equipa técnica, a equipa médica, os novos equipamentos e os patrocinadores que já manifestaram satisfação por se poderem associar a este projecto”.