Último jogo da 1ª fase do Campeonato Nacional de Seniores, com o Boavista FC, em casa do nosso adversário. Apesar do resultado do encontro em nada influenciar a classificação final, procurámos encarar a partida pensando já na fase seguinte, pelo que envolvemos todas as atletas numa participação activa e efectiva, actuando sempre com forte empenho competitivo. Assim, entrámos fortes e determinados no 1º set, impondo um bom ritmo, marcando bem no Bloco e exibindo uma prestação muito consistente, acabando por vencer com naturalidade. A reacção esperada do adversário nos sets seguintes apenas confirmou a nossa capacidade de discussão taco a taco da marcha do marcador, mantendo a pontuação em constante alternância. Contudo, acabámos por quebrar nos momentos finais de set, permitindo que o adversário fechasse os sets seguintes (3-1).

Apesar de não termos ainda recuperado definitivamente das várias situações que teimam em debilitar a nossa equipa, já conseguimos apresentar-nos mais próximos das nossas capacidades máximas, deixando antever a continuidade consistente do crescimento colectivo.

As Juniores A continuaram o seu percurso no Campeonato Nacional, com mais um jogo rumo aos objectivos traçados frente ao CN Ginástica. Fomos felizes… a nossa actuação permitiu-nos conquistar os 3 pontos num jogo em que conseguimos desde cedo impor o nosso ritmo (3-0). Para a semana teremos novo desafio, desta vez contra a PE Lobato, num jogo que certamente será bem disputado!

A equipa de Juniores B iniciou a sua prova no Torneio de Encerramento Prof.ª Adelaide Patrício. Face ao número elevado de atletas e tentando sempre procurar momentos competitivos para todas, dividimos a equipa em duas (B e C) para esta última prova desta época desportiva.

A equipa B estreou-se na prova frente ao Famões CA num jogo equilibrado. O objectivo passava por dar ritmo de jogo a atletas que, ao longo da época, não tiveram tantas oportunidades. Ficámos muito orgulhosos pela resposta das atletas. Entrámos no jogo muito concentrados e com um bom primeiro toque, tanto no serviço como na recepção, a diferença entre as duas equipas evidenciou-se mais na parte final, onde as nossas atletas mostraram algum nervosismo na altura de definir a acção ofensiva. De realçar a força mental do grupo, onde no 4º Set conseguiu recuperar de uma desvantagem de 1-11 e empatar a 18-18, com uma boa sequência de pontos. Em suma, foi um bom jogo, onde conseguimos tirar boas conclusões e perceber melhor ainda onde podemos melhorar. De destacar a atitude competitiva do grupo, que foi exemplar. A vitória não sorriu (3-1) mas deixámos uma excelente imagem.

A equipa C foi a Setúbal defrontar a Academia VP. Início de jogo com alguns erros que proporcionou a vitória do adversário no 1º set. Depois de alguns ajustes, forçando um pouco mais no serviço e com melhor decisão no ataque, os restantes sets caíram para nós. Apesar de alguns erros, fomos mais consistentes nas acções que realizámos e trouxemos a vitória para Belém (1-3).

Voleibol | Fevereiro 2018

Outra estreia foi a das Juvenis A no Campeonato Nacional, frente à 3ª equipa de Lisboa – SL Benfica. Com uma entrada muito concentrada e forte em todos os fundamentos do jogo, conseguimos vencer o 1º set e demonstrar um bom nível de Voleibol. Contudo, a experiência do adversário, aliada à pressão que colocou sobre a nossa equipa, levou a que baixássemos o ritmo e não conseguíssemos manter a frente do marcador. No 3º set… assistimos a excelentes momentos de Voleibol de ambas as equipas e muito emotivos, não defraudando as expectativas do público presente. 23-25… a vitória podia ter sorrido para qualquer das equipas, infelizmente não tivemos ainda a consistência necessária para sermos mais decisivas… O 3º set cairia de novo para o nosso adversário, apesar da luta permanente das nossas atletas. Muitos Parabéns pelo jogo e pela postura demonstrada!

As Juvenis B também iniciaram o Torneio de Encerramento frente ao AV Atlântico. Nesta nova etapa de aprendizagem, assumimos algum risco para este jogo, mas as atletas responderam bem ao estímulo colocado. Conseguiram jogar no novo sistema e mostrar que estão totalmente disponíveis para novos desafios. A vitória não sorriu (0-3), mas o empenho ficou bem demonstrado.

No sábado de manhã, uma grande onda de Voleibol invadiu o pavilhão Acácio Rosa. O Torneio de Mini-Volei vem sendo uma constante no programa da nossa secção e mais uma vez foi um êxito. Integrado no Circuito Regional Prof. António Martins, este ano organizámos em nossa casa um torneio zonal, onde estiveram presentes os clubes mais próximos geograficamente. Esteve também presente a Belém TV, que transmitiu, durante toda a manhã, imagens do torneio e várias entrevistas aos treinadores dos clubes presentes. A grande receptividade e empenho de todos os atletas demonstrou que o Voleibol tem futuro risonho e merece maior visibilidade.

As nossas Minis estiveram à altura do evento e demonstraram que em qualquer idade se pode iniciar a prática do Voleibol. Mais uma vez com personalidade, mostraram a sua evolução e o gosto adquirido pela modalidade.

Obrigado pela participação das atletas e treinadores dos vários escalões do Voleibol do Belenenses. Parabéns a todos por mais um evento de sucesso!

Este fim-de-semana teremos os quartos-de-final da Taça de Portugal, as juniores e juvenis em acção no Nacional e o Torneio Profª Adelaide Patrício:

3 de Março:

// Juniores B | Belenenses C – CV Lisboa, 15h00, Ajuda
// Juvenis B | CV Lisboa – Belenenses B, 15h00, Escola Sophia Mello Breyner
// Juvenis A | CR Piedense – Belenenses, 19h00, Piedense

4 de Março:

// Juniores A | PE Lobato – Belenenses, 15h00, Escola PE Lobato
// Juniores B | GC Português – Belenenses B, 15h00, Escola Pedro Nunes

Força Belém!