Após ter sido contactado, na qualidade de Provedor dos Sócios do Clube de Futebol “Os Belenenses”, por vários Sócios demonstrando o seu desagrado por terem sido alvo de bloqueio no Facebook da Belenenses SAD, não posso deixar de pedir à codecity, empresa que gere a Belenenses SAD, para repensar, não só nas redes sociais, a sua forma de interagir com os Sócios e Adeptos do Belenenses.

Se dúvidas houvesse para a incapacidade da empresa codecity em lidar com o seu principal público-alvo, os últimos dias não só o comprovam, como ainda fica demonstrada a sua dificuldade em lidar com a liberdade e diferença de opinião e com a crítica.

Nos últimos dias, não apenas após a clamorosa derrota da Belenenses SAD perante o Aves no Estádio do Restelo, que a empresa que gere a Belenenses SAD tem bloqueado inúmeros Sócios e Adeptos do Belenenses nas redes sociais, especialmente no Facebook.

Embora existam excessos verbais e estes dão o direito de salvaguarda do bom nome, foram vários os Sócios e Adeptos que sem ofender viram os seus comentários apagados no Facebook da Belenenses SAD e vários foram mesmo bloqueados. A surpresa é ainda maior quando analisados os comentários que (ainda) estão visíveis e a maioria demonstra a insatisfação dos Sócios e Adeptos, pelo que urge questionar a empresa que gere a Belenenses SAD quais são os critérios para os bloqueios que tem vindo a executar?

É mera falta de tempo e irão bloquear os restantes? Ou têm por regra separar os Sócios e Adeptos por tipologias?

Perante esta dualidade de critérios fica então demonstrado que o problema não está no ocultar ou apagar comentários críticos ou até ofensivos, mas sim numa vontade expressa de bloquear e afastar Pessoas em específico, o que é ainda mais preocupante numa sociedade democrática e num âmbito cuja base é associativa.

Mais uma vez fica afirmado um apelo para que quem tem responsabilidades de gestão, seja capaz, ou pelo menos demonstre vontade, para agregar e não para afastar. A desculpa dos resultados desportivos e do “a bola não entra” não são claramente aquilo que está em causa no crescente afastamento entre Sócios e Adeptos do Belenenses e a Belenenses SAD, mas sim a forma como a empresa codecity gere a vertente relacional com o seu principal público-alvo.

Mais preocupado ficarei se tudo isto não for uma mera incapacidade, mas antes algo devidamente premeditado.

Rodrigo Saraiva
Provedor dos Sócios
Clube de Futebol “Os Belenenses”