E nem as festas fizeram parar o Voleibol do Belenenses…
Em tempo de festas, 23 de Dezembro, as Seniores realizaram o jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, com o FC Infesta, no seu reduto. Mesmo não jogando ao nosso melhor nível, começando por sentir algumas dificuldades, devido ao mérito com que o nosso adversário abordou o encontro, sobretudo no início do 1º set, acabámos por dominar o jogo, demonstrando maior maturidade competitiva e um ritmo superior. De realçar que na partida participaram, activamente, cinco das nossas atletas juniores, proporcionando mais uma excelente oportunidade de interação e entrosamento com as nossas jovens que, assim, vão crescendo e conquistando naturalmente o seu espaço na equipa sénior.
Ultrapassada esta eliminatória, aguardemos pelo sorteio do adversário que, nos quartos de final, disputará connosco o acesso à “Final 4”.
As nossas atletas de formação estiveram em acção em vários torneios – Setúbal, Viana do Castelo e Holanda. De realçar a importância destes torneios, fora de portas, para os nossos escalões de formação, para a sua competitividade e experiência, e dinâmica das equipas e secção.
As Juniores A tiveram a sua primeira experiência internacional e deslocaram-se à Holanda para participar no Kerst Volleyball Toernooi. Mais um torneio e mais uns quantos jogos com um nível muito alto e com novos desafios, que nos fizeram crescer enquanto equipa. Quatro dias cheios de Voleibol, conquistando aptidões que serão certamente importantes para a nossa evolução. Até um dia Holanda!
As Juniores B, Juvenis A e Cadetes iniciaram a saga dos torneios de Natal logo na semana que antecedeu o mesmo, com a participação no Torneio do VC Setúbal, ao qual agradecemos o convite e congratulamos pela organização. Foi um dia dedicado a cada um dos escalões, com muitos jogos e oportunidades de evolução das atletas e equipas. Bom momento de competição e grande oportunidade de treino!
E após o Natal… o grande esperado Viana Volley Cup 2017. Há vários anos que o Voleibol do Belenenses leva todos os seus escalões a este torneio. Excelente organização e um óptimo momento de competição e partilha com vista à preparação da 2ª fase dos Campeonatos Regionais. Este ano, duas camionetas e cerca de 80 atletas rumaram ao Norte do país criando uma verdadeira onda azul no torneio.
As Juniores B, embora com a equipa bastante desfalcada, não quiseram deixar de marcar presença e de ter a oportunidade de competir com as várias equipas provenientes de todo o país. Mesmo com poucas atletas, demonstraram grande poder de adaptação e cooperação, tendo discutido a grande maioria dos jogos e obtendo um reconhecido 5º lugar. Parabéns pelo esforço e dedicação demonstrados, bem como pelo permanente comportamento exemplar!
As Juvenis A tiveram um momento muito importante de preparação para a 2ª fase do Campeonato Regional. O torneio teve um bom nível de Voleibol e a competição foi muito grande entre as diferentes equipas, tendo conduzido a resultados de 2-1 em quase todos os jogos deste escalão. O nível técnico-táctico das equipas demonstrou-se muito elevado e as nossas juvenis não foram excepção. O 8º lugar não demonstra a qualidade de jogo apresentada, mas sim o equilíbrio existente e o empenho de todos. Nota muito positiva para as nossas atletas!
As Juvenis B juntaram-se a algumas Iniciadas e foram, sem dúvida, uma das maiores surpresas. Mostraram uma garra enorme e uma confiança como nunca havíamos visto. A maior lição que tiramos deste torneio foi sem dúvida que juntas são mais fortes e que precisamos de acreditar mais em nós para fazermos mais e melhor. Parabéns às atletas e à organização pela elevada qualidade do torneio.
Para as nossas Cadetes, apesar do 8º lugar, esta viagem competitiva de 4 dias foi extremamente boa. As vivências, tanto em jogo como no universo de todo o torneio, foram relevantes para o seu crescimento como atletas. Interessante o nível do torneio, acessível para todos, com equipas vindas de vários locais de Portugal e até de Espanha. Tanto para as equipas mais fortes como para as equipas mais fracas, o torneio ofereceu a possibilidade de ter muitos jogos competitivos. O balanço final só podia ser positivo… notou-se uma evolução do jogo jogado das nossas Cadetes e criou-se, naturalmente, dinâmicas de grupo e de equipa que, sem o torneio, não eram possíveis.
Para as Iniciadas este foi, sem dúvida, um momento muito importante para a nossa equipa. Ir ao Norte e estar em pé de igualdade com algumas da melhores equipas portuguesas, foi um dos melhores indicadores que podíamos ter tido. Sabíamos que nenhum jogo seria fácil e as nossas atletas encararam todos os jogos dessa maneira. Saímos uma equipa mais “única” e com a consciência de que somos capazes de estar entre as melhores equipas, mas que para isso existem pequenas grandes coisas a corrigir. Mais uma vez parabéns à organização pelo excelente apoio e, acima de tudo, às nossas atletas pela magnífica prestação.
As nossas mais “pequenas”, também não quiseram ficar de fora e rumaram a Viana, algumas delas para realizarem o seu primeiro torneio. Foi um momento importante para as Infantis, estabeleceram rotinas de equipa e ganharem competitividade ao nível do jogo. Por certo que cresceram e trouxeram muitas lições para Lisboa.
Obrigada Viana e até para o ano!
Este fim-de-semana regressam os Campeonatos Regionais da nossa formação e o Campeonato Nacional da 1ª Divisão:
6 de Janeiro:
// Infantis: C Sagrado CM – Belenenses – 11h00, Colégio Sagrado CM
// Cadetes: Moura VC – Belenenses – 17h00, Moura
// Juniores B: Belenenses – GD Sesimbra – 15h00, Sesimbra
// Juniores A: Lusófona VC – Belenenses – 19h00, Universidade Lusófona
7 de Janeiro:
// Juvenis B: VC Setúbal – Belenenses – 16h00, Pavilhão Aranguês
// Seniores: Lusófona VC – Belenenses – 16h00, Universidade Lusófona
Força Belém!