Depois de uma derrota dura no Restelo, as Seniores partiam para os Açores em busca de, pelo menos, uma vitória nos 2º e 3º jogos do Play-off do título de Campeão da I Divisão, frente ao Clube K. Esperava-se um ambiente hostil e um adversário com objectivo bem definido.
No primeiro jogo começámos fortes e conseguimos manter o equilíbrio no 1º set, mas o adversário forçou o seu serviço no final, o que debilitou a nossa organização e poder ofensivo. Nos sets seguintes, o Clube K cresceu e, com a nossa equipa algo nervosa e a cometer muitos erros, criou uma confortável distância pontual, controlando o jogo até ao final. A derrota por 3-0 foi severa e obrigava a que a equipa, rapidamente, se reencontrasse e voltasse à luta.
No domingo, com pavilhão cheio e uma torcida bastante empenhada, o Clube K entrou com tudo e com o objectivo de encerrar ali o Play-off. Depois de uma vantagem inicial do adversário, a nossa equipa afiou as “garras” e, fruto de um excelente trabalho de equipa, conseguiu conquistar a vitória no 1º set. Contudo, não se previam facilidades, a experiência e o foco do nosso adversário conduziram a momentos de grande dificuldade da nossa equipa que, apesar de uma excelente postura guerreira e lutadora e de nunca desistir, não conseguiu voltar a impor o seu jogo, sofrendo nova derrota.
A taça ficou assim nos Açores, parabéns ao Clube K. A nossa equipa encerra aqui mais uma excelente época desportiva, com o 5º lugar conquistado no campeonato regular e o registo de “Vice-Campeão Nacional da I Divisão”. A época foi difícil, cheia de vicissitudes, mas também de momentos de grande espectáculo e felicidade para a equipa e para o Voleibol do Belenenses. Mais uma vez demonstrámos que somos uma equipa a respeitar no panorama do voleibol português.
Um agradecimento especial aos sócios do Belenenses e ao Núcleo do Belenenses de S. Miguel que nos acompanharam e apoiaram neste importante fim-de-semana.
As Juvenis realizaram um jogo “interno” entre as duas equipas que atualmente participam na competição. Foi mais um momento de competição, repleto de condições para a evolução das nossas atletas. A vitória do Belenenses estava garantida e foi a equipa “Azul” que a conseguiu (1-3).
As nossas Cadetes tiveram uma semana cheia de jogos para as nossas duas equipas em competição.
Começaram logo na 2ª feira com o embate frente à AD Maristas, jogo que se adivinhava muito disputado. E assim foi, depois de vencer o 1º set, a equipa relaxou e foi derrotada no 2º set. Emoção permanente, principalmente nos finais dos 3º e 4º set, proporcionou um jogo bem disputado, tendo a vitória sorrido ao Belém (1-3), que permitiu continuar a sonhar com uma vitória na competição.
Na 6ª feira iniciava-se a prevista jornada tripla para a equipa mais experiente. Jogo frente ao CV Lisboa e mais um jogo imprevisível. Depois de uma entrada menos bem conseguida no jogou, fruto de alguma desconcentração nas jogadas menos exigentes, a nossa equipa pegou no jogo e levou de vencido o adversário por 3-1.
Ao meio-dia de sábado já se voltava a jogar no Acácio Rosa, com as duas equipas em acção ao mesmo tempo.
No jogo frente ao AV Atlântico as nossas atletas mais novatas, face um adversário mais experiente, mas ao longo dos sets foram corrigindo e melhorando o nível de jogo. No 3º set demonstraram a sua enorme evolução e disputaram o set até ao final, sem dar nenhum ponto como perdido, conseguiram subir o nível de concentração e diminuir os erros. Apesar da derrota (0-3), a equipa está no bom caminho no seu processo evolutivo.
No outro jogo, nada foi fácil, longe do que se esperava frente ao SC Torres. Com a lembrança do último jogo, onde a vitória tinha sido explícita (3-0), as nossas atletas entraram demasiado descontraídas e com erros básicos que conduziram à derrota no set e à instabilidade da equipa até ao final do jogo. Fruto de uma maior experiência e qualidade técnica das atletas do Belém, a equipa conseguiu unir-se e vencer o jogo (3-1), deixando, no entanto, algum receio para o jogo do dia seguinte, frente ao mesmo adversário e em sua casa.
A viagem de domingo, até ao SC Torres, esperava-se tensa e cansativa, dado o número de jogos realizados durante a semana e a necessidade de vencer e conquistar 3 pontos. Fruto do excelente e equilibrado plantel de Cadetes, foi possível, mesmo perdendo um set, dar a volta à situação e vencer a partida (1-3), trazendo para o Restelo a esperança de vencer esta última prova da época.
As Iniciadas disputaram mais um jogo a contar para o torneio de encerramento, desta vez frente ao AV Atlântico. A equipa entrou muito concentrada, com foco nos objectivos pedidos e com poucos erros, vencendo o 1º set por 25-17. No 2º set, o aumento de erros no serviço, permitiu ao adversário ganhar vantagem, andando a nossa equipa sempre atrás do prejuízo e, nos momentos decisivos, não conseguimos estar no nosso melhor. No 3º e 4º sets existiu um aumento de erros não forçados, o que fez baixar os níveis de confiança e as agressividades nas ações de ataque e serviço.
Apesar de a vitória não nos ter sorrido (1-3), foi um jogo bem conseguido, tendo as nossas pirralhas conseguido adaptar-se bastante bem às alterações tácticas que foram trabalhadas na última semana.
As Infantis terminaram o seu percurso no Campeonato Nacional com um excelente 2º lugar no grupo. Infelizmente não foi possível o acesso à Final 8, mas as nossas atletas deixaram boas indicações para o futuro, conquistando uma vitória frente ao SL Benfica (1-3). É um grupo com talento e qualidade técnico-táctica que, por certo, continuará a sua evolução e terá participação assídua na prova máxima portuguesa – Campeonato Nacional.
Na próxima jornada as nossas equipas de formação mantêm-se activas no Torneio Prof.ª Adelaide Patrício:
20 de Maio:
// Minis: Concentração no Colégio Maristas de Lisboa – Volley4All – Belenenses (9h30); Belenenses – CSJ Brito (11h00); Belenenses – CN Ginástica (12h30)
21 de Maio:
// Cadetes: Belenenses”A” – AV Atlântico, 12h00, Pavilhão Acácio Rosa
// Juvenis: Belenenses”A” – Juventude SC, 14h00, Pavilhão Acácio Rosa
// Juvenis: Belenenses”B” – GC Português, 14h00, Pavilhão Acácio Rosa
// Iniciadas: CV Lisboa – Belenenses, 15h00, Escola Sophia de Mello Breyner
// Cadetes: CV Lisboa – Belenenses”B”, 17h00, Escola Sophia de Mello Breyner