Depois de um fim-de-semana com dois jogos disputadíssimos, que puseram à prova a qualidade técnica e física das Seniores, adivinhava-se mais um desafio de elevada dificuldade. O Clube K, nosso próximo adversário, vinha de um conjunto de vitórias importante e classificava-se em 3º lugar no campeonato, decorrente da vitória conquistada sobre o actual campeão, AVC.
O jogo não começou bem, com a nossa equipa a errar e a arriscar pouco no ataque, tendo o 1º set caído algo fácil para o adversário. No 2º set, com maior apoio do público presente, a equipa conseguiu ser mais irreverente e com um espírito forte e de grande união esteve na liderança do marcador quase todo o set. Todavia, acusando algum desgaste e reduzindo um pouco a agressividade que vinha sendo mote, não conseguiu conquistar os últimos pontos e acabou por perder o set nas vantagens (24-26). No 3º set a equipa entrou novamente de cabeça erguida e com a garra habitual mas, mais uma vez, não conseguiu contrariar o favoritismo adversário e, no final do set, vacilou, terminando o jogo com uma derrota por 0-3, que em nada espelhou o equilíbrio permanente no decorrer de cada set.
Este fim-de-semana seguir-se-á jornada dupla nos Açores. Trabalhar durante a semana para trazer, pelo menos, uma vitória para casa e esperar por nova visita do adversário ao Acácio Rosa.
Depois de um excelente Campeonato, onde conseguimos alcançar mais uma vez o lugar na Final 8, a equipa de Juniores chegou animada e ansiosa por mais esta oportunidade de competir ao mais alto nível do voleibol nacional. O desafio não era fácil, mas os índices de motivação estavam elevados e a vontade de se superarem, quer individualmente quer enquanto equipa, estava bem patente em cada uma das nossas atletas.
No primeiro jogo contra o Porto Volei, embora com uma entrada algo nervosa, conseguimos, em alguns momentos, mostrar o nosso valor e qualidade. Apesar da derrota pela margem máxima (0-3), a equipa conseguiu tirar proveito de um jogo, que podia ter sido melhor, importante para o crescimento da equipa no resto da competição.
No segundo dia de competição, o adversário que se seguiu foi o Clube Escola da Levada. Num jogo que também não se esperava fácil, a nossa equipa conseguiu controlá-lo, apesar de nem sempre conseguir estar no seu melhor. A vitória por 3-0 foi justa e a disputa pelo 5º/6ª lugar era o jogo que se seguia.
No último dia, frente a um adversário bem conhecido, a Lusófona VC, entrámos mal no jogo e perdemos o primeiro set. Contudo, a equipa conseguiu organizar-se, pôr em prática a sua qualidade e conquistou a vitória nos dois sets seguintes. No final, e apesar da derrota, pela margem mínima (2-3), assistiu-se a um excelente jogo por parte da nossa equipa, demonstrando todo o trabalho realizado ao longo da época.
O término da competição com a conquista do 6º lugar nacional é demonstrativo da qualidade e raça desta Equipa.
Uma palavra de agradecimento aos pais, os quais foram incansáveis durante toda a época com um apoio incondicional à equipa. Muito obrigada!
As Juvenis realizaram mais dois jogos. No confronto com o GC Português, começámos muito bem o jogo, conseguindo implementar o nosso plano, com vontade de ganhar e errando poucas vezes. Vencemos o 1º set com mérito. Mantivemos o nível no 2º set, mas o nosso adversário melhorou o seu rendimento e, com mérito, conquistou o set por 27-25. No 3º set entrámos abaladas, mas ainda assim com vontade de vencer. A nossa passadora teve um problema inesperado e tivemos que improvisar e colocar uma atacante a passar, o GCP soube aproveitar bem este deslize e conseguiu ficar em vantagem por 2-1. No 4º set o nosso adversário acabou por controlar o jogo e, merecidamente, conquistou a vitória no encontro (3-1).
No outro jogo disputado, frente ao Juventude SC, sabíamos, pelos resultados anteriores, que seria um jogo muito disputado. Entrámos muito bem e com mérito conquistámos o 1º set. No 2º e 3º set o nosso adversário conseguiu controlar muito bem o jogo, acabando por conquistar os mesmos. No 4º set voltámos a entrar muito bem, acabando por disputar o jogo até às vantagens, onde pequenos pormenores fizeram a diferença, tendo o nosso adversário conquistado o set e finalizado o jogo em 3-1.
Após a derrota da semana anterior, as nossas Cadetes entraram nervosas e com muito erro, no jogo contra os Salesianos de Lisboa. Com o decorrer do jogo, acabámos por conseguir dar a volta à situação e impor o seu tipo de jogo, apresentando momentos de bom voleibol e conquistando a vitória final (1-3)
A equipa B deslocou-se ao SC Torres onde saiu vencida por 3-0. Apesar de ainda muito inconstante, a nossa equipa começa a conseguir disputar cada jogada, discutindo cada ponto. Continuar a evoluir e a trabalhar com determinação.
Como tem sido hábito, as Iniciadas tiveram mais um jogo disputadíssimo, frente ao GDS Cascais. Fruto do trabalho e evolução, e apesar de estarmos em casa do adversário, a equipa conseguiu conquistar uma vitória por 2-3.
As Infantis receberam e venceram pela margem máxima e equipa do CAIC. Sabendo o que tínhamos a fazer, soubemos anular os pontos fortes do adversário.
No 1º set entrámos fortes e a controlar as nossas acções, tanto no primeiro toque como no ataque. Sempre por cima, conseguimos gerir o set e vencer por 25-11. No 2º set não entramos bem, com muitos erros no 1º toque, o que não ajudou a impor o nosso jogo. A jogar mais com o coração do que com a cabeça, ficámos a perder por 8-18. No entanto, soubemos crescer e pensar no jogo e, deixando as emoções de lado, conseguimos vencer por 26-24. No 3º set, entrámos melhores e, aproveitando um bom momento no serviço, gerimos o jogo e vencemos por 25-11.
As nossas Minis participaram em mais um torneio, onde ambas as equipas conseguiram alcançar o segundo lugar. Mais do que o resultado, as nossas pequeninas estão a evoluir bastante, tornando-se mais consistentes, sempre num ambiente bastante positivo de entre ajuda e muita alegria.
A próxima jornada conta com mais dois jogos do Play-Off das Seniores nos Açores, enquanto, no continente, as nossas equipas de formação se mantém ativas nos respetivos campeonatos:
8 de Maio:
//Cadetes: AD Maristas – Belenenses“A”, 18h30, Colégio Maristas
9 de Maio:
//Juvenis: Belenenses”B” – Belenenses”A”, 20h00, Pavilhão da Ajuda
12 de Maio:
//Cadetes: CV Lisboa – Belenenses“A”, 20h00, Pavilhão da Ajuda
13 de Maio:
//Cadetes: Belenenses”A” – SC Torres, 12h00, Pavilhão Acácio Rosa
//Cadetes: Belenenses”B” – AV Atlântico, 12h00, Pavilhão Acácio Rosa
//Seniores: Clube K – Belenenses, 17h00, S. Miguel – Açores
14 de Maio:
//Infantis: SL Benfica – Belenenses, 15h00, Pavilhão n.º 2 da Luz
//Iniciadas: AV Atlântico – Belenenses, 15h00, Escola António Augusto Louro
//Cadetes: SC Torres – Belenenses“A”, 15h00, SC Torres
//Seniores: Clube K – Belenenses, 17h00, S. Miguel – Açores