As Seniores realizaram o último jogo da 1ª fase do Campeonato, em Famalicão, com o AVC, campeão nacional em título. Já com as classificações completamente definidas para ambas as formações e com o pensamento nos Play-Off que se seguem, sem pressão excessiva no resultado, a partida seria aproveitada para trabalhar alguns aspectos particulares, testando e afinando as respostas aos problemas colocados pelo adversário.

Assim, perdendo por 0-3, procurámos equilibrar a partida quer no sector defensivo, quer ofensivamente, testando as nossas capacidades com várias atletas que, ao longo de todo o jogo, foram protagonizando os diferentes momentos do encontro. Ainda que o nosso adversário tivesse mantido o controlo do marcador, conseguimos criar, a espaços, as situações de equilíbrio que pretendemos manter com maior regularidade e, especialmente no terceiro set, denotando maior estabilidade nas dinâmicas e rotinas colectivas, discutimos mesmo o resultado até final.

Interrompendo a competição no próximo fim-de-semana, começaremos o Play-Off 5º/8º, disputado à melhor de 3 vitórias, com o GD Gueifães, em nossa casa, no dia 26.

As Juniores adivinhavam um jogo difícil, frente à PE Lobato, encarado como mais um jogo importante e decisivo. A nossa equipa conseguiu manter o foco e não desviar a rota, alcançando a vitória pela margem máxima e arrecadando mais 3 pontos importantes rumo ao objectivo. Continuar a trabalhar para melhorar é a palavra de ordem durante este processo!

As Juvenis tiveram os seus dois grupos em acção. Em Setúbal, o jogo foi intenso. Queríamos, enquanto grupo, melhorar o resultado menos bom do jogo anterior. Na sequência de algumas alterações, conseguimos impor a nossa estratégia e conquistar a vitória final (1-3). O jogo teve momentos muito bons, com o nosso adversário sempre a tentar melhor resultado.

O jogo em nossa casa, frente ao Juventude SC, foi complexo. O adversário trouxe muitos problemas e obrigou-nos a trabalhar muito para conquistar a vitória. Após um início do jogo bastante bom, perdemos a concentração e, com mérito, o nosso adversário conseguiu empatar o jogo no 4º set (2-2). No último set conseguimos novamente controlar o jogo conquistando a merecida vitória (3-2).

As Cadetes continuam a estrear novas atletas, num grupo com pouca experiência de jogo e treino. Embora melhor do que no primeiro jogo, não conseguiram levar de vencido o SC Torres. Continuar a treinar para evoluir!

As nossas Iniciadas conseguiram, no sábado, a 2ª vitória consecutiva no Torneio Prof.ª Adelaide Patrício, frente ao AV Atlântico. Apesar da vitória, a nossa equipa esteve abaixo do nível que tem demonstrado, muitas dificuldades na adaptação ao jogo do adversário e a concentração não esteve presente do início ao fim. No entanto, a questão da alteração táctica já começa a estar mais solidificada e conseguimos bons momentos de Voleibol.

Mas a competição das iniciadas não terminava ainda, havia uma jornada dupla para cumprir, tendo no domingo recebido o CV Oeiras. Um jogo que à partida já sabíamos que iria exigir mais de nós. No 1º set o jogo não teve muita história e perdemos por 9-25, a concentração foi muito reduzida e não conseguimos entrar, verdadeiramente, no set. No 2º Set a nossa equipa entrou em campo com a atitude de disputar cada ponto. O set foi bastante disputado e conseguimos vencer por 25-21. O 3º Set foi o mais disputado, estivemos por diversas vezes em vantagem, chegando mesmo a ter mais 5 pontos do que o nosso adversário (19-14) e ter várias bolas de set (24-22 e 24-23). Contudo, o adversário mostrou mais maturidade nas decisões, revertendo e fechando o set a seu favor (24-26). No 4º Set entrámos novamente desconcentrados e o CVO conseguiu uma vantagem de 9 pontos, sendo que com alterações na equipa conseguimos minimizar esta distância, mas infelizmente a vitória não nos sorriu (20-25).

As “Pirralhas” mostraram o seu crescimento e apesar da derrota e do 1º set menos conseguido, fizeram um dos melhores jogos desta época. Parabéns!

Por último, as Infantis jogaram contra a Lusófona VC para o Campeonato Nacional. As nossas atletas entraram bem mas, a não conseguirem manter a sua consistência, acabaram por perder por 3-0.

Na próxima jornada, as seniores recuperam a força para a próxima fase e as equipas da formação continuam as suas batalhas:

18 de Março

// Minis: Torneio Regional “Prof. António Martins”, 9h/13h00, Ext. Marista de Carcavelos
// Infantis: Belenenses – CM Carcavelos, 12h00, Pavilhão Acácio Rosa
// Juniores: Belenenses – Carnide, 15h00, Pavilhão Acácio Rosa
// Cadetes: AV Atlântico – Belenenses, 17h00, Esc. António Augusto Louro

19 de Março

// Cadetes: SC Torres – Belenenses “A”, 11h00, SC Torres
// Iniciadas: Salesianos Estoril – Belenenses, 11h00, Salesianos do Estoril
// Juniores: CV Oeiras – Belenenses, 16h00, Pavilhão de Miraflores