As Seniores em jornada dupla com dois adversários abaixo de nós na tabela classificativa o que, apesar do inegável valor dos seus plantéis, nos colocava uma pressão adicional no favoritismo, tanto mais que a contabilidade pontual poderia determinar a nossa classificação final nesta primeira fase do campeonato.

Sábado defrontámos o Boavista e, mesmo sem uma exibição ao nosso melhor nível, desde cedo assumimos o controlo do jogo, dominando praticamente em todos sectores até final. Igual cariz tiveram os 2º e 3º sets, permitindo, com uma exibição consistente, pautada pela eficiência, que o nosso ascendente se mantivesse constante, independentemente das Atletas que, em cada momento, estiveram em campo… ilustrando assim o equilíbrio do coletivo na prestação da Equipa. Vitória justa por 3-0, com mais 3 pontos na contabilidade pontual.

No domingo, numa deslocação sempre difícil ao reduto do S.C. Braga. Não iniciando muito bem a partida, com alguns erros não forçados que permitiram o crescimento do adversário, desde logo se percebeu que se trataria de um desafio muito equilibrado, requerendo da nossa equipa elevado empenho para ultrapassar as dificuldades criadas. Assim, foi devido a um melhor discernimento na fase final, que conseguimos levar de vencida o 1º set. Contudo, o equilíbrio da marcha do marcador manteve-se no 2º set com disputa renhida da sua alternância, mas o Braga acabou por ser mais feliz, vencendo nas diferenças e, animado por esta vitória, consegue ficar a vencer por 2-1, deixando-nos claramente sob pressão. Como habitualmente, o Grupo soube reagir da melhor forma e, com excelente espírito de solidariedade e atitude combativa, melhorou o desempenho e uniu-se para enfrentar o desafio! Conseguiu vencer o 4º e 5º sets, registando, assim, uma importante vitória por 3-2.

De registar que, com os 5 pontos obtidos no fim-de-semana, em conjugação com os resultados dos nossos adversários directos e ainda a uma jornada do fim da 1ª fase, assegurámos o 5º lugar na classificação final, podendo, desde já, começar a preparar a fase dos “Play-Off”, que se iniciará com a disputa de 3 vitórias nos confrontos a realizar com o 8º classificado, o GD Gueifães, em calendário ainda por definir.

A nossa equipa de Juniores não teve férias de Carnaval, muito pelo contrário.

Participou, no início da semana, no torneio de Carnaval do CV Oeiras, a quem agradecemos o convite. Para além das equipas de Juniores contámos também com a participação de três equipas seniores, o que proporcionou um torneio fantástico e acrescentou à nossa equipa capacidade de interajuda e de superação. O facto de jogarmos com equipas seniores fez-nos também ter de pensar mais o jogo e isso foi importante.

No fim-de-semana houve jornada dupla, fora de Lisboa, com dois jogos importantes. Duas vitórias e 6 pontos conquistados. Dois jogos completamente distintos, onde a nossa equipa se conseguiu adaptar e superar as adversidades, mantendo-se sempre unida. Parabéns Juniores!

Nas Juvenis ambas as equipas estiveram em competição. O jogo frente ao Famões foi muito disputado com duas equipas a trabalhar muito para vencer. As nossas atletas, após uma entrada no jogo menos boa, conseguiram melhorar o seu desempenho e vencer o jogo. Enquanto grupo, queríamos melhorar o resultado do jogo anterior e conseguimos fazê-lo, através de uma exibição aguerrida. Várias das nossas atletas aproveitaram bem as oportunidades para jogar, o que permitiu controlar bem o jogo e conquistar a vitória final (3-1).

O outro jogo, contra o GC Português, foi muito complicado, não tendo conseguido vencer, muito por culpa própria. Colectivamente, cometemos demasiados erros, que o adversário aproveitou muito bem e, merecidamente, conquistou a vitória no jogo (3-1).

As Cadetes defrontaram a equipa do Volley4All, ganhando 3-1, num jogo muito disputado onde a nossa equipa demonstrou maturidade e raça. Após um 1º set perdido às diferenças, as nossas atletas arregaçaram as mangas e foram à luta, conseguindo conquistar os três sets seguintes. Foi um teste muito positivo à nossa equipa, que está de parabéns por ter conseguido impor o seu jogo, contra um adversário com um jogo mais rápido que o habitual.

As Iniciadas deram mostras da sua expressiva evolução e, sempre empenhadas, levaram de vencida a Academia VP, por um expressivo 3-0.

As Infantis foram até à Marinha Grande defrontar a equipa da casa (SO Marinhense), no primeiro jogo do Campeonato Nacional. Entrámos bem e com poucos erros, tentando ser mais consistentes nos nossos processos, o que permitiu ganhar o 1º set com tranquilidade.

No 2º set, não entrámos tão fortes e mostrámos alguns momentos de menos concertação, o que nos custou a derrota nesse set. No 3º e 4º sets, voltámos a concentrar e a fazer o nosso jogo, conquistando a vitória em ambos e o resultado final de 3-1.

Queremos agradecer aos pais que acompanharam a equipa e que foram, sem dúvida, apoio fundamental para a vitória.

As Minis tiveram mais um momento de aprendizagem. As nossas equipas mostraram evolução nos aspectos técnicos e tácticos. Cada vez mais a perceber o voleibol e como o podem jogar. A equipa Azul ficou em 1º do grupo e a equipa Branca em 4º. Parabéns!

Na próxima jornada, mais um fim-de-semana repleto de jogos de Voleibol:

11 de Março:
// Iniciadas: AV Atlântico – Belenenses, 15h, Escola António Augusto Louro
// Juniores: PE Lobato – Belenenses, 17h, Escola Pedro Eanes Lobato

12 de Março:
// Infantis: Belenenses – Lusófona VC, 11h, Universidade Lusófona
// Juvenis: Belenenses ”B” – Juventude SC, 12h, Pavilhão Acácio Rosa
// Cadetes: Belenenses ”B” – SC Torres, 12h, Pavilhão Acácio Rosa
// Iniciadas: Belenenses – CV Oeiras, 14:30, Pavilhão Acácio Rosa
// Seniores: Atlético VC – Belenenses, 16h, Pavilhão das Lameiras
// Juvenis: VC Setúbal – Belenenses “A”, 17h, Pavilhão Aranguês