O Belenenses isolou-se esta tarde na liderança da fase final de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional de Sub-19 à passagem da quinta jornada, ao vencer a Académica por 1-0, no Campo Major Baptista da Silva, com Diogo Pacheco a assinar o único golo da partida aos 52 minutos.
Esta vitória, conjugada com a derrota do Sporting em Guimarães, permitiu aos azuis isolarem-se no topo da tabela somando agora 13 pontos, contra 11 do Vitória SC que ocupa agora a segunda posição, sendo igualmente assinalável o registo defensivo da equipa que é a única que ainda não sofreu qualquer golo nesta fase da competição.
Numa tarde convidativa à presença de muito público nas bancadas, os azuis entraram de início com Tomás Foles; Tomás Domingos, Duarte Coelho, Alexandre Figueiredo (cap.) e Pedro Amador; Francisco Sénica, João Santos (76′) e João Trabulo; Diogo Pacheco (89′), Nuno Santos (82′) e João Louro.
No banco, às ordens do técnico João Santos, estiveram Dylan Silva, Tomás Ribeiro (82′), Alex Almeida, Miguel Oliveira (89′), Gonçalo Agrelos, Aires Sousa (76′) e Samuel Adeniran.
No registo disciplinar do encontro, nota para os cartões amarelos exibidos a Francisco Sénica e Nuno Santos, num encontro em que a Académica se viu reduzida a dez unidades por expulsão de José Vasco já em período de descontos.