O Clube de Futebol “Os Belenenses” viu hoje tornarem-se públicas notícias dando conta da assinatura de contrato profissional entre o Sporting Clube de Portugal e o futebolista sub-18 Pedro Marques, o que de todo não estranha.
Como é sabido, o Clube de Futebol “Os Belenenses” está impedido de celebrar contratos profissionais com os seus atletas da formação em virtude do protocolo existente entre o Clube e a Belenenses SAD, pelo que não dispõe neste momento de mecanismos que permitam segurar convenientemente os muitos activos que se vêm afirmando no futebol de formação.
Para além do mais, nunca nos foi solicitado que o atleta Pedro Marques treinasse com a equipa sénior de futebol, nem sequer o Clube foi contactado pela Belenenses SAD a propósito de eventual interesse da SAD no atleta. Ao invés, o Clube avisou por mais do que uma vez a sociedade que gere o futebol profissional de que existiam vários clubes portugueses e estrangeiros interessados no atleta, tendo-o feito quer em reunião com a SAD, na presença do técnico Julio Velázquez, quer por escrito, e tendo igualmente chamado a atenção para a grande qualidade desportiva e humana do jovem futebolista, a quem aliás desejamos as maiores felicidades. A fazer fé no que nos foi transmitido, a SAD não logrou chegar a acordo com o atleta.
É neste quadro que o Clube de Futebol “Os Belenenses” lamenta profundamente o desfecho deste processo que, para além de enfraquecer o futebol profissional do Belenenses nele inviabilizando o ingresso de uma manifesta mais valia formada no Belenenses e portadora dos seus valores, demonstra uma vez mais o desinteresse da estrutura do futebol sénior pelo excelente trabalho que vem sendo realizado no futebol de formação do Clube de Futebol “Os Belenenses”.
Restelo, 8 de Junho de 2016
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”