Fotografia: Pedro Simões / Record

Caros consócios,

O ano que agora termina foi intenso, as dificuldades que encontrámos e que são de todos conhecidas exigiram que, num primeiro momento, nos focássemos nas muitas obrigações de curto prazo com que fomos confrontados. Apesar disso, entendemos que era determinante, em paralelo, não perder de vista o futuro e deitar mãos à obra nas soluções que sentimos serem essenciais para que o Belenenses abrace o projecto desportivo ganhador que desde a primeira hora ambicionamos.

Entendemos que é fundamental que o Clube tenha um plano de acção a longo prazo que lhe permita crescer sustentadamente, com objectivos claros e capazes de unirem e pacificarem a massa associativa, independentemente da Direcção que a cada momento serve o Belenenses.

Ao longo de 2015, lançámos a BlueBox, que revolucionou o conceito de sócio do Belenenses, e que continuará a agregar vantagens para os associados; estamos certos de que o crescimento do numero de sócios é fundamental para a sustentabilidade financeira do Clube e, não menos importante, estamos conscientes de que são os sócios que transmitem vida e identidade aos Clubes.

Colocámos igualmente em marcha, tal como prometido, o regresso às Salésias cujas obras se iniciaram há cerca de um mês. Ontem mesmo, formalizámos o contrato com a Fundação EDP, que será parceira do Belenenses neste projecto e que, tal como anunciámos, não só permitirá reduzir os custos desta empreitada, como dotará o Clube de uma tarefa de referência, que muito nos honra, no apoio aos jovens mais carenciados através da prática desportiva. É com uma alegria tremenda que vos digo que, muito em breve, a bola voltará a rolar naquele mítico Campo onde voltaremos a ver as camisolas azuis de Cruz de Cristo ao peito.

Recentemente, fechámos com a BP uma solução contratual que permite ao Belenenses algum alívio de tesouraria, empenhados que estamos em cumprir cabalmente os compromissos decorrentes do PER.

Não esquecemos ainda o trabalho desenvolvido na reaproximação que se vai levando a cabo junto das Filiais do Clube, tanto em Portugal como no estrangeiro, uma maior atenção à comunicação nas suas várias vertentes e que recentemente fez renascer o Jornal do Belenenses, o trabalho desenvolvido nas instalações no sentido de dar maior conforto a adeptos e atletas, a par do aluguer de todos os espaços livres que se encontravam, ao abandono, no Complexo do Restelo, e que constituem um importante reforço para as finanças do Clube. E, posso agora dizê-lo, já pensamos nas comemorações do Centenário do Clube, um momento que se aproxima e que desejamos que possa ser uma enorme mostra da grandeza do Belenenses, período de orgulho para todos os sócios e adeptos.

Em paralelo, temos muito trabalho pela frente em 2016.

Como ficou claro ao longo das comemorações do 96º Aniversário do Belenenses, estamos muito confiantes de que, finalmente, o trabalho que vimos desenvolvendo junto da Câmara Municipal de Lisboa permitirá ao Belenenses a obtenção do PIP que, por sua vez, permitirá revolucionar a realidade financeira do Clube. E com o PIP na mão, daí em diante daremos seguimento ao que propusemos aos sócios: concursos públicos para cada uma das unidades, em que ninguém se financiará junto da banca à custa das nossas próprias garantias. Vamos levar a cabo um projecto do Belenenses e conduzido pelo Belenenses.

É com os vários projectos que temos entre mãos no sentido de criar estruturas sólidas para a sustentabilidade financeira do Belenenses que, até ao final do nosso mandato, com a casa arrumada e orçamentos realistas e rigorosamente cumpridos, levaremos a cabo o Projecto Desportivo que todos os belenenses ambicionam, reforçando o contributo às modalidades e mantendo, com cada vez maior certeza de vencer, o trabalho que já esta época observamos no futebol de formação e que nos permite estar bem colocados em Sub-19, Sub-17 e Sub-15 na luta pelo acesso às fases finais que há tantos anos vêm escapando ao Belenenses.

Por outro lado, como é do conhecimento geral, a modalidade sénior de maior referência do Clube encontra-se nesta fase da nossa história a ser gerida, em exclusivo, por uma entidade externa, o que acontece pela primeira vez em quase 100 anos de existência. Tratando-se de uma novidade e não sendo vulgar, tem originado divisões significativas na massa associativa, o que muito provavelmente obrigará todos os belenenses e a Direcção do Clube a promoverem, em 2016, uma profunda reflexão sobre esta matéria.

Estamos, portanto, optimistas, apesar de dois ou três processos difíceis e armadilhados que ainda temos em mãos e dos quais ressalta o “Dossier Bingo”. Mas por maiores que sejam as dificuldades que se nos deparem, saberemos vencê-las com a determinação que nos acompanha desde o primeiro dia de mandato, contribuindo para reerguer um Clube consentâneo com a nossa ambição e com os sonhos de todos.

E é neste momento em que acreditamos estar a dobrar o cabo das Tormentas, que quero desejar a todos os belenenses, estejam em Portugal ou espalhados pelos quatro cantos do mundo, sejam sócios ou apenas adeptos, um feliz Natal e um novo ano cheio de saúde, prosperidade, esperança e muitas vitórias desportivas que juntos festejaremos.

Patrick Morais de Carvalho