Entrevista ao Coordenador Técnico – Vasco Sousa
Qual pensa ser o papel primordial das Escolas de Futebol do Belenenses e qual o impacto esperado na performance do Clube?
Em primeiro lugar acredito nas EFB’s como sinónimo de um espaço de instrução, inovação e eficiência no treino desportivo.
Dado o panorama atual do futebol nacional e internacional caracterizado pelas dificuldades económicas e financeiras dos clubes, penso que a formação será a solução possível e adequada para o sucesso competitivo dos clubes em geral.
A EFB Mem-Martins por consequência constitui um dos instrumentos estratégicos com o objetivo de melhorar os resultados desportivos a médio/longo-prazo do clube através do desenvolvimento e melhoramento das competências humanas, técnicas e táticas dos jogadores, sempre com a componente cívica e social bem presente.
Desta forma o instrumento EFB Mem-Martins passa por formar os atletas para que possam efetuar a transição para a casa mãe e posteriormente, com o acompanhamento apropriado, trabalho e dedicação, chegarem a profissionais do clube.
Em suma, defendo que em condições iguais, os clubes que melhor gerirem os recursos humanos ao seu dispor terão certamente mais vantagem competitiva, logo as Escolas de Futebol do Belenenses poderão ter um papel fundamental na performance do Clube.
Qual a importância da presença da estrutura do CFB na EFB Mem-Martins?
O sucesso das EFB’s define-se, sem dúvida, pelo apoio estrutural do CFB.
O Know-how e apoio transmitido pelo CFB garante-nos trabalhar dentro dos padrões de qualidade exigidos. Esta cooperação, acredito que resultará num fortalecimento da própria ‘marca’.
A constante proximidade da estrutura incita a que os atletas se sintam Belenenses, sintam que fazem parte do clube. Quero destacar a utilização dos campos por parte as EFB’s nos campeonatos da AFL, permitindo uma observação e acompanhamento de todos os atletas das EFB’s semanalmente, o que os motiva sobremaneira.
Quantos atletas tem a Escola atualmente e quais as expectativas para o futuro?
A EFB Mem-Martins iniciou o seu caminho em Setembro sem qualquer atleta. Hoje temos sensivelmente 90 atletas e todos os dias jovens nos batem à porta querendo treinar connosco, mostrando que a força da Marca Belenenses está bem presente, bem como a qualidade do trabalho realizado.
É com bastante orgulho que sei, que são os próprios atletas a chamar os seus amigos para virem treinar connosco, o que revela que estamos no caminho certo.
Queremos crescer, mas crescer de forma equilibrada e sustentada sempre com o foco na qualidade. Contudo, a minha ambição é chegarmos aos 150 atletas no final deste ano.
O feedback dos atletas e pais até agora?
Eu acredito que a exigência nos torna mais fortes, mais competentes.
Aprecio e pretendo que a exigência por parte dos pais e dos atletas seja cada vez maior, pois obriga-nos a estar constantemente motivados e determinados a fazer mais e melhor.
O feedback tem sido muito positivo, reconhecendo o empenho e dedicação de toda a estrutura da EFB Mem-Martins para que os nossos atletas evoluam sustentadamente.
Mas é um facto, é importante saber que reconhecem o nosso desempenho e compromisso.
Quer deixar uma mensagem?
Em nome de toda a estrutura da Escola de Futebol “Os Belenenses” Mem-Martins quero deixar uma mensagem de apreço a todos os atletas que se esforçam diariamente para evoluir sempre com o sentido de responsabilidade que é vestir a camisola com a cruz de cristo ao peito. É um orgulho e uma responsabilidade.
Apelo também a todos os atletas que queiram praticar a modalidade de futebol a comparecer na nossa escola, que está aberta às crianças entre os 4 e os 16 anos com aulas durante toda a semana, das 19h às 21h. “A formar campeões desde 1919”.
————————————————-
Contactos
Coordenação Geral – Vasco Sousa
Tlm: 966 243 739
Correio eletrónico: memmartins@osbelenenses.pt
Rua são Francisco Xavier – Escola Secundária Mem-Martins