Em Dezembro de 2013 o Clube de Futebol “Os Belenenses” expandiu as suas escolas até à margem sul do tejo, mais propriamente na zona da Costa da Caparica, através de um protocolo com o clube local. Em apenas um ano de funcionamento o clube atingiu a meta de 140 atletas inscritos, apenas até ao escalão de Infantis “A”.

Entrevista ao Coordenador da Escola de Futebol “Os Belenenses” Margem Sul – José Lucas

Antes da entrada da EF “Os Belenenses” os Pescadores da Costa de Caparica tinham apenas 30 atletas na formação. Qual a importância do “Belenenses” no desenvolvimento do clube?
A forte ligação entre a estrutura da EF “Os Belenenses” Margem Sul e o CF “ Os Belenenses” e o facto de estarmos a falar de um clube histórico português ajudou a reformular um clube, com um passado de sucesso na margem sul, e que ultimamente sentia algumas dificuldades no recrutamento de jovens jogadores, pelo facto de alguns clubes locais também ja estarem agregados a outras escolas de futebol. Esta situação originou que alguns atletas, residentes na Costa de Caparica optassem por sair do clube à procura de outras condições. Neste momento já muitos desses jogadores regressaram pois encontram na EF “Os Belenenses” Margem Sul o clube ideal para o seu desenvolvimento.

Quais são os benefícios da ligação entre a EF “Os Belenenses” Margem Sul e o CF “Os Belenenses”?
Com este protocolo assinado conseguimos expandir, ainda mais, o nome do “Belenenses”, conseguimos proporcionar aos nossos jovens jogadores uma maior qualidade de treino, através de treinadores que colaboram directamente com os dois clubes, e também, projectar o nome dos Pescadores da Costa da Caparica como um dos mais sonantes do concelho de Almada. Para além disso todos os nossos atletas são acompanhados de perto pelo CF “Os Belenenses”, havendo a possibilidade de o representarem oficialmente ou em torneios. Conseguimos também proporcionar aos jovens a presença em todos os jogos oficiais do plantel sénior do “Belenenses” interagindo inclusivamente com os mesmos.

O Staff técnico escolhido e as condições logísticas permitem-lhe desenvolver até um patamar superior o trabalho já desenvolvido?
A nível logístico temos capacidade para atingir os 250 atletas, pois de momento apenas dispomos de um campo de futebol 11 sintético. Quanto ao staff contamos com dois coordenadores técnicos: Paulo Sousa e Miguel Lopo, sendo que este último também exerce funções como treinador principal do CF “Os Belenenses” no escalão de Iniciados “B”. Contamos também com um grupo de treinadores jovens e com grande margem de progressão e que têm desenvolvido um trabalho muito positivo. Conseguimos na primeira época qualificar os nossos Infantis “A” para a 2ª Fase do Campeonato e conseguimos ter todos os escalões bem classificados. Para além dos resultados, que são o menos importante nestas idades, temos assistido a uma grande evolução dos nossos atletas.