O protocolo criado entre o Clube de Futebol “os Belenenses” (CFB) e o Operário Futebol Clube de Lisboa (OFCL) permite à Escola de Futebol “os Belenenses” – Lisboa Centro (EFB-Lisboa Centro) desenvolver a sua atividade nas instalações do OFCL.

A gestão/responsabilidade da prática desportiva em contexto formativo e competitivo dos atletas nesta escola estende-se até ao escalão de Sub-15 (Iniciados de segundo ano).

————————————————-

Entrevista ao Coordenador Técnico – Ruben Ventura 

Qual a importância da presença da estrutura do CFB na EFB LC?
É muito importante. A estrutura do CFB alicerça a nossa base de trabalho com todos os atletas do clube em todas as áreas, sobretudo do ponto de vista técnico, psicológico e relacional.
Conseguimos garantir que aqui, os processos de trabalho estão a ser desenvolvidos em paralelo com o que está a acontecer no CFB. Existe um relacionamento muito próximo de tudo o que está a acontecer o que também facilita a transição dos nossos atletas para o CFB.

Quantos atletas tem a Escola atualmente e quais as expectativas para o futuro?
Temos aproximadamente 130 atletas nos variados escalões. As expectativas para o futuro são continuarmos a crescer de forma sustentada e sem saltar etapas na formação dos jogadores.

Queremos assegurar que com o crescimento do número de atletas conseguimos garantir os mesmos padrões de qualidade e exigência que nos caracterizam. A meta até ao final do ano são os 150 atletas.

E a parceria com o Operário Futebol Clube de Lisboa, um clube histórico da cidade de Lisboa?
Não podia ser melhor esta parceria. Dispomos de um espaço fantástico para desenvolvermos o nosso trabalho. A nossa entrada acrescenta valor com metodologias de desenvolvimento desportivo de jovens atletas rigorosas e sustentadas em padrões com resultados comprovados.

Dispomos de uma equipa jovem, dinâmica e com ambição. O OFCL contribui com toda uma estrutura de suporte que necessitamos para podermos garantir o nosso trabalho.

O feedback dos atletas e pais até agora?
O reconhecimento do empenho e trabalho é a melhor recompensa que podemos ter. Ao fim de quatro meses da nossa presença, o feedback tem sido muito bom.

Os atletas evoluíram, estão motivados, e estamos a conseguir construir a base de trabalho que pretendemos para um plano de formação desportiva de longo prazo. Os encarregados de educação reconhecem a mais-valia da nossa presença.

————————————————-

Plano de Atividades

– Promoção e desenvolvimento de atividades de prática desportiva, com crianças, jovens e adultos.
– A escola desenvolve atividades lúdicas e pedagógicas através da prática desportiva, promovendo dessa forma a formação desportiva.
– A prática de futebol nas sessões de treino, atividades desportivas, torneios, campeonatos da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) permitem elevar a competência competitiva dos nossos atletas e treinadores.
– Dependendo da idade e do nível de aptidão oferecemos distintos quadros competitivos, adequados á necessidade de cada atleta.
– Os adultos não são esquecidos na nossa escola, o projeto Vintage permite aos Encarregados de Educação treinarem e evoluírem, assim como participarem numa liga onde podem defrontar as restantes escolas, Liga Vintage.
– Desenvolvemos colónias de férias nas pausa letivas, com diversas atividades para oferecer aos nossos atletas.

Objetivos

– Mais que um Objectivo temos uma responsabilidade que é a de elevar o nome da nossa casa mãe o Clube Futebol “os Belenenses” e projectá-lo como um dos produtos de excelência no que diz respeito ao futebol de formação no panorama nacional.
– Promoção de uma prática desportiva saudável, por forma a contribuir para a melhor formação cívica e desportiva de cada atleta.
– Nesta escola existe espaço para todos os atletas, meninos, meninas, de várias idades, com distintos níveis de aptidão, podendo o atleta ser inserido num processo meramente de formação/recreação ou formação/competição.
– Desportivamente esta escola pretende elevar o grau competitivo de todos os intervenientes, atletas, treinadores e restante estrutura técnica.
– A integração de atletas mais aptos nos quadros competitivos do Clube de Futebol “os Belenenses” do ponto de vista desportivo é o principal objetivo da nossa estrutura.

Contactos

Coordenação Geral – Rui Pinto
T: 961 816 129
Email: lisboacentro@osbelenenses.pt