João Carvalho, 29 anos, é adepto do Belenenses por influência de um seu Avô. Integra a nossa equipa de basquetebol, que conta por vitórias os jogos disputados no campeonato, cumprindo no Belenenses o sonho da maior parte dos atletas: representar o Clube do seu coração.
– Quais as tuas ligações ao Belenenses e como te tornaste adepto do nosso Clube?
Desde pequeno que ouvia o meu avô falar do Belenenses e do seu estádio mais bonito do país: o Estádio do Restelo. Quando vim estudar para Lisboa houve a possibilidade de ser um adepto assíduo do Belenenses, juntamente com os ex-treinadores das escolinhas do Belenenses e meus grandes amigos João Mesquita e Emanuel Mesquita, tornando-me sócio deste grande clube.
– Para além de seres adepto e sócio do Belenenses, tens outros familiares sócios ou adeptos do Belenenses?
Sou o único Belenense da família, mas tenho grandes amigos do Belenenses.
– Como foi o teu percurso como atleta ao serviço do Belenenses? Começaste cedo?
O meu percurso ao serviço do Belenenses é muito curto, tendo apenas começado esta época. Por convite do João Machado e do Nuno Tavares, vim fazer parte desta casa, apesar desta ligação poder ter sido iniciada uns anos antes, mas por motivos pessoais não pude aceitar nessa altura.
– Qual a sensação de representar o clube do coração? Tem alguma sensação diferente? Mais forte?
Era um objetivo que tinha na minha carreira desportiva amadora representar o meu clube do coração. Foi uma grande alegria e orgulho o dia em que pisei pela primeira vez como atleta o pavilhão Acácio Rosa. O primeiro jogo, com o Casino Figueira Ginásio, no torneio das Caldas da Rainha, houve uma sensação diferente, mais forte, ao estar a vestir o equipamento que durante anos apoiei e vibrei nas bancadas. Foi uma momento marcante.
– E a responsabilidade? É maior?
Existe uma maior responsabilidade por estarmos a representar um grande clube. Mas é uma responsabilidade de que gostamos e que mostramos dentro de campo.
– Por fim, como analisas o desempenho da nossa equipa de basquetebol até ao momento? Está a ser uma bela temporada…
A equipa está num bom momento, somando apenas vitórias nos jogos do campeonato, aliadas a boas exibições. Tem sido uma caminhada bastante semelhante à da época passada, mas este ano com uma experiência maior sobre aquilo que não pode falhar nos momentos decisivos. Entraram algumas peças novas na equipa, integrando-se muito bem, dando mais soluções para que, no final da época, possamos estar a festejar a conquista do campeonato e a subida de divisão. Assim espero!
Quero deixar uma mensagem a todos os sócios, adeptos e simpatizantes d’Os Belenenses para apoiarem a equipa nesta caminhada para colocar o basquetebol d’Os Belenenses no lugar que merece: nos grandes palcos nacionais. Contamos com todos.