Vitória 80-78 sobre Brno, da República Checa.

O Basquetebol do Belenenses iniciou a sua actividade em 1927, possuindo um palmarés rico, distribuído pelos vários escalões e categorias de competição:

– 2 Campeonatos Nacionais, no Sector Masculino
– 2 Taças de Portugal, no Sector Masculino
– 1 Taça “Federação”
– 1 Liga de Verão
– 4 Campeonatos de Lisboa
– 3 Campeonatos Nacionais, em Juniores
– 3 Campeonatos Nacionais, em Juvenis
– 2 Campeonatos Nacionais, em Infantis
– 7 Campeonatos de Lisboa, em Juniores
– 4 Campeonatos de Lisboa, em Juvenis
– 5 Campeonatos de Lisboa, em Infantis
– 1 Campeonatos Nacional, no Sector Feminino
– 1 Taça de Portugal, no Sector Feminino
– 7 Campeonatos de Lisboa, no Sector Feminino

No entanto, só viria a estrear-se nas competições europeias na época 2004/2005, muito por força das interrupções na actividade e dos diferentes ritmos de aposta na modalidade ao longo da sua história. Já antes tivéramos o direito de participar – mesmo se, também aqui, nos nossos melhores tempos, não havia ainda competições europeias – só que a falta de verbas para as viagens obrigara-nos a desistir.

Assim, nesta data, o Belenenses viria a estrear-se finalmente e logo com uma vitória, sobre a formação checa do ZS Brno por esforçados 80-78. Foi um jogo empolgante, com alternância e grande proximidade das equipas no marcador, sendo muito bem disputado e digno de uma prova europeia.

Apesar da falta de experiência em encontros internacionais e da desvantagem de altura média dos jogadores o Belenenses venceu pela raça e entrega que empregou nesta partida vencendo com inteira justiça como atestam os elogios recebidos do treinador da equipa Checa.

Ficam para a história os jogadores pelo Belenenses que alinharam nesta partida: Richard Anderson (8), Reggie Moore (8), Nuno Perdigão (12), Miguel Minhava, Jorge Coelho (14), Paulo Simão (19), Luís Costa (15) e Mário Jorge (4).

No grupo de 4 equipas em que ficámos inseridos, ficámos em 3º lugar, com 2 vitórias e 4 derrotas. Passaram à fase seguinte os dois primeiros.

JMA + NG