Nesta data, ao empatar 1-1 na Póvoa de Varzim (com golo de Chiquinho), o Belenenses terminou o Campeonato Nacional no 3º lugar. Num jogo a meio da semana anterior, em feriado que calhou a 2 de Junho, o Belenenses assegurara um lugar nos 4 primeiros e a presença nas competições europeias, ao vencer o Boavista no Restelo, por 2-0. Na última jornada, com o referido empate frente ao Varzim, a nossa equipa manteve o 3º lugar, garantindo-nos a presença no pódio pela 19ª vez (estava-se, então, na 54ª edição).
Nessas 19 vezes, ficou uma vez em 1º lugar, 3 vezes em 2º lugar e 15 vezes em 3º lugar. Esta (3º lugar) é, de resto, a classificação mais vezes obtida pelo Belenenses, e com larga distância. Segue-se o 4º lugar, em que nos posicionámos por 9 vezes.
Nos últimos anos têm sido vários clubes e opinadores a reclamar o estatuto de 4º (grande) clube do Futebol Português. Os factos e os números, contudo, dão um veredito imparcial e além das venturas e desventuras efémeras; por isso, lembremos as presenças no pódio em 80 Campeonatos (Ligas) Nacionais:
Sporting – 65
F. C. Porto – 64
Belenenses – 19
Boavista – 6
Vitória de Setúbal – 4
Vitória de Guimarães – 3
Atlético – 2
Sporting de Braga – 2
Académica – 1
CUF – 1
Paços de Ferreira – 1
Já agora, nestas 80 edições, o Belenenses ficou 28 vezes nos quatro primeiros.
Ainda, se considerarmos todo o conjunto de provas já efectuadas para definir o Campeão do nosso país (Campeonato Nacional + Campeonato de Portugal), o Belenenses ficou nos lugares de pódio em 35 de 92 edições.
JMA