22/05/1960 – Matateu alcança 27ª internacionalização na Selecção A

21 de Maio de 2014

Nesta data, Matateu fez o seu último jogo pela Selecção Nacional.

Não foi uma despedia feliz, porque Portugal perdeu por 5-1. No entanto, esta época teria, sim, um final feliz para Matateu, visto que o Belenenses arrebataria a Taça de Portugal.

De qualquer modo, só por infelicidade este foi o último jogo de Matateu pela Selecção. No Outono de 1961, foi convocado e estava para ser titular nos jogos que Portugal iria disputar com o Luxemburgo e com a Inglaterra – no 1º caso fazendo companhia ao seu colega de equipa Yaúca e, no segundo caso, ao mesmo Yaúca e ao irmão Vicente. Também teria sido a oportunidade de ver ao mesmo tempo em campo, a dupla, sobre a qual tanto se especulou, Matateu e Eusébio.

Embora seja o maior número de internacionalizações atingidas por um jogador do Belenenses enquanto representou o clube, a quantidade de 27 pode induzir em erro quanto ao seu significado.

Na época havia muito menos jogos de selecção do que hoje. Na Europa, aliás, o número de países era muito menor do que hoje, depois do desmembramento da ex-URSS, da Jugoslávia, da Checoslováquia… Tanto as fases de qualificação como as fases de final para os Campeonatos do Mundo e da Europa tinham reduzido número de partidas. Por fim, Matateu só relativamente tarde, aos 24 anos, chegou a Portugal e ao Belenenses, e aí foi fustigado por lesões, visto que os defesas contrários não poupavam.

Nessas 27 partidas, Matateu marcou 13 golos.

JMA

PARTILHAR NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Belenenses lança Portal da Transparência

Belenenses lança Portal da Transparência

No âmbito dos seus canais digitais de comunicação com os associados, o Belenenses lança o “Portal da Transparência”, um que pretende que venha a ser um relevante repositório de informação do Clube e da sua SDUQ, uma área onde disponibilizará publicamente informação...

SideMenu