velhas_gloriasA Direção da SAD decidiu oferecer entradas vitalícias a todos os antigos jogadores de futebol profissional do Clube de Futebol osBelenenses. Sábado estaremos todos unidos no apoio à nossa equipa.

O Estádio do Restelo foi ontem palco, durante a tarde, de uma homenagem do clube aos seus veteranos. O afastamento do emblema da Cruz de Cristo face a todos os antigos jogadores que contribuíram para a grandeza do Belenenses era uma lacuna que a SAD quis colmatar, com a entrega de um Blue Card (cartão que dá acesso a um lugar cativo anual) pelo líder azul Rui Pedro Soares, que permitirá às antigas glórias assistir aos jogos caseiros na bancada central.

E com o jogo com o FC Porto como pano de fundo, o momento foi de muitas recordações e boa disposição, sobretudo na companhia da antiga glória Vicente. “Traz-me muitas memórias”, começou por explicar a Record o magriço, de 78 anos, com um misto de confiança e expectativa na voz. “Vai ser um jogo difícil, mas o Belenenses pode fazer um bom resultado, como aconteceu contra o Benfica”, lembrou o ex-médio que tirou do baú das memórias uma receita. “O FC Porto sempre foi uma boa equipa, difícil, mas o Belenenses ganhava sempre. Naquele tempo, éramos o 3.º clube em Portugal, depois de Benfica e Sporting. Era limpinho, jogarmos lá ou no Restelo”, recordou o antigo internacional, cujo sucesso justifica dever-se “a uma questão de mentalidade. Entrávamos em campo à vontade.”

Hoje, os tempos são outros e este rival “é uma equipa mais madura e experiente, enquanto nós estamos ainda na expectativa”. “Mas espero que o Belenenses cumpra tudo a que se propôs nesta temporada, mais ainda agora com os veteranos a assistir na bancada”, referiu.

O reconhecimento de que foi alvo por parte da direção azul sensibilizou o antigo internacional português que confessou “que há mais de dois anos não vinha assistir a uma partida no Estádio do Restelo”. “Custava não poder vir, sobretudo por ter sempre medo de não poder entrar”, relembrou Vicente, não escondendo a emoção.

E os seus aplausos serão já dados no próximo encontro, frente ao campeão FC Porto. “O apoio dos jogadores que fizeram do Belenenses o que é hoje será importante e também podemos ensinar como se vence o FC Porto”, prometeu.

Igual opinião à de Vicente foi partilhada por Sobrinho, antigo defesa-central e vencedor da Taça de Portugal. “Temos sido uma equipa a subir, com lugar entre os maiores do futebol português. Agora o FC Porto é difícil. com bons jogadores, mas ainda não demonstrou as suas potencialidades nesta época”, frisou. “Mas o Belenenses joga em casa e sempre teve força. Terão de tomar cuidados defensivos, pois não se pode errar. Temos de ser disciplinados taticamente. porque se não sofrermos golos nos 45º iniciais, no 2.º tempo tudo pode acontecer”, referiu, com confiança.

O campeão nacional é um opositor de respeito, mas “podemos fazer um bom resultado. Trabalhando ao máximo, há que aproveitar as oportunidades para marcar, sem falhar”, explicou, garantindo que “vamos apoiar, todos nós. que pisámos este relvado em tantas ocasiões. E sabemos melhor do que ninguém que não é quando as coisas correm bem. É sobretudo quando as coisas não saem bem que precisam de apoio”.

As recordações são inevitáveis e Sobrinho relembra a vitória (1-0) frente aos dragões na caminhada para a conquista da Taça de Portugal. “Tivemos uma grande união, um espírito de grupo muito grande e enorme entreajuda em campo.”