O atleta da equipa de triatlo “Teleperformance – osBelenenses”, Vasco de Paiva Vilaça que venceu no passado sábado o Triatlo Jovem de Abrantes no seu escalão, sagrou-se assim Campeão Nacional de Triatlo, apesar de ainda faltar realizar-se um triatlo, uma vez que venceu os três triatlos já realizados.
Este atleta que está na nossa equipa desde 2007, sagrou-se assim campeão pela 4ª vez, tendo sido campeão de todos os escalões do triatlo jovem: Benjamim (2008), Infantil (2010), Iniciado (2012) e agora Juvenil (2013), sendo este apenas o seu primeiro ano neste escalão.
Triatlo Jovem de Abrantes
Teve lugar o Triatlo Jovem de Abrantes, sob condições climatéricas muito duras. 44º era a temperatura prevista para aquela localidade. O calor era absolutamente insuportável à hora que os benjamins ouviram a corneta e assim continuou o resto da tarde.
Esta prova que já é reconhecida pela dificuldade de um percurso de ciclismo com subidas e descidas muito íngremes foi ainda agravada pela elevada temperatura, um ligeiro vento muito quente e um nível de radiação tão elevado que até as águas para consumo durante a prova assumiram temperaturas elevadíssimas.
Muitos foram os atletas que necessitaram de apoio médico, devido ao calor. Todos os nossos jovens atletas que realizaram a prova são uns valentes heróis.
Há que destacar uma prova muito forte e rápida do João Martins que assim atingiu o 5º Lugar, e no escalão de Juvenis, conseguimos mais uma vez preencher a totalidade do pódio feminino, com a vitória da Vera Vilaça que demonstrou supremacia no percurso de ciclismo, aproveitando as subidas para ganhar terreno, bem como a Mafalda Costa que também nos surpreendeu com uma excelente natação e também demonstrou vantagem no ciclismo conquistando o 2º Lugar. No 3º Lugar ficou a Madalena Almeida, com uma performance excepcional na corrida.
Ainda no escalão de Juvenis, mais uma vez o Vasco demonstrou um excelente trabalho no ciclismo onde facilmente recuperou a vantagem ganha pelos seus adversários que usaram fato isotérmico na natação, chegando à segunda transição em 2º lugar, depois fez uma corrida de grande nível que lhe permitiu logo na primeira volta chegar à primeira posição e garantir uma vantagem de 44′ na chegada à meta sobre o segundo classificado.
Realizou-se ainda a prova Aberta, onde a vitória coube ao nosso atleta cadete Gabriel Teixeira.
A equipa conquistou o 3º lugar e as classificações individuais foram as seguintes:
Benjamins Masculinos
Isaac Monteiro – 5º
Ruben Prey – 8º
António Vaz Pedro – 14º
Infantis Masculinos
João P. Martins – 5º
Bernardo Lopes – 21º
João Carlos – 25º
Diogo Cardoso – 32º
Iniciados Masculinos
Rodrigo Pereira – 32º
Pedro Passos – 49º
Iniciados Femininos
Lucia Vera Cruz – 8ª
Melanie Duarte – 23ª
Ana Monteiro – 24ª
Juvenis Masculinos
Vasco Vilaça – 1º
Pedro Carlos – 3º
Hugo Lima – 19º
Martim Figueira – 24º
Francisco Delgado – 39º
Luis Martins – 45º
Juvenis Femininos
Vera Vilaça – 1ª
Mafalda Costa – 2ª
Madalena Almeida – 3ª
Joana Ogura – 5ª
Mónica Vera Cruz – 8ª
Joana Teixeira – 13ª
Belenenses, a formar campeões desde 1919