Orientado por João Mirra, o ‘quinze’ do Belenenses venceu esta noite o GD Direito por 47-3 (19-3 ao intervalo) e sagrou-se bicampeão Nacional de Rugby, fechando da melhor maneira a temporada 2024/25 na qual já tinha vencido a Supertaça.
No Joaquim Chaves Saúde Rugby Park os azuis entraram com tudo desde o primeiro minuto de jogo, partindo para uma vitória confortável numa partida de quase sentido único na qual procuraram sempre o ensaio, até depois dos 80 minutos regulamentares. Para a história do encontro ficam os ensaios do capitão Tomás Sequeira, Duarte Azevedo, Guillermo Lawrie (2), Manuel Pinto e Alex Thrupp, aos quais se somou uma noite inspiradíssima de Francisco Menéres a assinar seis conversões num total de 12 pontos.
Mais uma noite histórica para uma das mais emblemáticas modalidades do Belenenses, a renovar também a esperança de em 2025/26 chamar a si mais uma edição da Taça Ibérica na qual terá desta vez como adversária a formação do Inexo El Slvador, da cidade de Valladolid, que conquistou a Divisón de Honor do país vizinho.
© Fotografia: Luís Cabelo