O Clube de Futebol “Os Belenenses” tem o prazer de anunciar que a Novo Verde e ERP Portugal, entidades gestoras de resíduos de embalagens e resíduos elétricos e eletrónicos, e pilhas e baterias, respetivamente, são os mais recentes parceiros do Clube na caminhada de regresso ao nosso lugar.

O evento de apresentação da união decorreu na quarta-feira, no Estádio do Restelo, contando com a presença de Patrick Morais de Carvalho, presidente do CFB, da vice-presidente Ana Simões Ferreira, e de Ricardo Neto, presidente da Novo Verde e da ERP Portugal.

Através desta parceria, a Novo Verde e ERP Portugal vão apoiar o Belenenses no desenvolvimento da sua política de sustentabilidade ambiental, com a realização de campanhas de sensibilização, comunicação e educação ambiental junto dos sócios, simpatizantes, atletas e as suas famílias.

A Novo Verde e ERP Portugal vão estar presentes nas camisolas das equipas de futebol, andebol e basquetebol com a mensagem “Recicle!”, algo que pretende ser o mote para uma época acima da média para este Clube português, dentro e fora de campo.

As três entidades procuram, assim, aumentar o conhecimento de todos sobre resíduos de embalagens, de equipamentos elétricos e eletrónicos e de pilhas e acumuladores, mas, também, para a importância do correto descarte, encaminhamento e reciclagem dos mesmos.

Na ocasião, Patrick Morais de Carvalho referiu que “esta associação enche de orgulho o Belenenses pois permite-nos colocarmo-nos na frente do pelotão no que diz respeito às políticas de sustentabilidade ambiental”.

Sobre a Novo Verde

A Novo Verde é uma sociedade gestora de resíduos, responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A Licença para exercer a sua atividade data de 25 de novembro de 2016 e foi atribuída pelos Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e do Comércio e do Ambiente, através do Despacho no 14202-D/2016, posteriormente atualizado pelo Despacho nº 5615/2020, de 20 de maio. Com base na experiência consolidada em matéria de gestão de resíduos em Portugal e outros países, a Novo Verde amplia a oferta de serviços neste setor, promovendo a integração e envolvimento dos diferentes intervenientes, num sistema simples e transparente. A Novo Verde foi pioneira na introdução do fator concorrência no mercado nacional de gestão de resíduos de embalagens, com vista à implementação de alternativas e métodos de trabalho eficazes para todos os agentes que fazem parte do sistema integrado, nomeadamente: embaladores/importadores, fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, distribuidores, operadores, sistemas de gestão de resíduos urbanos e consumidores. Os objetivos nacionais de valorização e reciclagem de resíduos de embalagens correspondem ao previsto no Decreto-Lei n.o 152-D/2017, na sua redação atual. A Novo Verde assume o compromisso de cumprir os objetivos de gestão dos resíduos de embalagens decorrentes de embalagens colocadas no território nacional, tendo como referencial a proporção equivalente ao peso das embalagens que lhe são declaradas.

Saiba mais no website, Facebook, Instagram ou Linkedin da Novo Verde.

Sobre a ERP

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 36% e já recolheu mais de 4 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa. A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, em Portugal. A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) foi atribuída a 3 de março de 2010 pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território. A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus aderentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.

Saiba mais nesta ligação ou no Facebook da ERP Portugal