Perante os factos ontem ocorridos no Pavilhão Antoine Velge, em Setúbal, na última jornada do Campeonato Placard Andebol 1 em partida disputada entre o Vitória FC e o Belenenses, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” não pode deixar de lamentar o clima de intimidação ali instalado, que em nada beneficia o desporto e a modalidade, e repudiar vivamente que quem de direito pareça optar por fazer vista grossa a situações que se vêm tornando habituais.
Importa referir que:
– Ao longo da semana, ciente de que nem tudo decorre como seria normal numa competição desportiva, o Belenenses solicitou que o jogo em causa fosse objecto de policiamento. Aparentemente indiferente ao que recomendaria o bom senso, a Federação de Andebol de Portugal recusou diligenciar nesse sentido.
– Ontem, sem autoridade policial presente e num pavilhão onde parecia reinar a impunidade, staff e atletas do Belenenses foram alvo de provocações e insultos ao longo de todo o encontro, o que se estendeu aos seus familiares.
– A cerca de vinte segundos do final do jogo, público afecto à equipa da casa bem como elementos de um dos grupos organizados de adeptos do Vitória montaram um clima de terror que conduziu inclusivamente a agressões a um dos jogadores da nossa equipa, o que motivou a interrupção da partida.
– Perante a situação ali criada, confrontados com a ausência do policiamento que havia sido atempadamente requerido e sem que a PSP tenha sequer aparecido no local não obstante as ocorrências, familiares de atletas do Belenenses – incluindo crianças de colo – não tiveram outra opção que não fosse refugiarem-se no interior do recinto de jogo.
– Saúda-se a acção dos jogadores do Vitória FC que, perante os incidentes, ocuparam parcialmente a bancada procurando com a sua influência conter a fúria ali instalada, bem como do Director de Campo do Vitória FC que se manteve até final junto da equipa do Belenenses.
– Os factos foram observados pela equipa de arbitragem.
Face ao exposto e lamentando uma vez mais que, apesar de alertada, a acção – neste caso a falta dela – da Federação de Andebol de Portugal tenha contribuído para o que ontem se viveu em Setúbal, a Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses” aguarda os relatórios referentes a este encontro reservando-se o direito de, em consequência disso, actuar como venha a considerar mais conveniente.
Estádio do Restelo, 4 de Junho de 2023
A Direcção do Clube de Futebol “Os Belenenses”