O Belenenses regressou esta tarde aos relvados para a 5ª jornada da Fase de Subida da Liga 3 no Estádio da Medideira perdendo com o Amora por 3-0, o primeiro desaire dos azuis nesta Fase de Subida que mantêm os dez pontos na tabela a uma jornada do final, com dois pontos de vantagem sobre o Lank e três sobre a Sanjoanense, entrando para a última destas seis finais a dependerem apenas de si para assegurarem o primeiro lugar da Série 2.

Acompanhado até à Medideira por cerca de novecentos adeptos que apoiaram a equipa entusiasticamente ao longo de todo o encontro, o Belenenses entrou em jogo para uma primeira metade que se mostrava em plano de equilíbrio, com os azuis a disporem até das duas primeiras oportunidades de inaugurar o marcador. Mas se é sabido que no futebol quem não marca sofre, foi o Amora a colocar-se em vantagem à passagem da meia hora, com Joca a surgir sem oposição perante David Grilo. Um golo que premiava a muito boa atitude competitiva da formação da casa, já sem hipóteses de seguir em frente na Liga, e que levava a partida para o intervalo sem mais alterações. A segunda parte arrancou com duas mudanças introduzidas por Bruno Dias – Miguel Tavares e Mauro Antunes rendiam Midana Sambú e Xavi – e os azuis subiam no terreno procurando por várias vezes o flanco esquerdo onde o recém-entrado Miguel Tavares causava problemas à defesa do Amora. Mas se as mexidas pareciam mostrar que os azuis se adiantavam no terreno, que tudo ruiu quando a vinte minutos do final Chima Akas foi expulso deixando o Belenenses reduzido a dez unidades. Foi necessário reorganizar todo o último reduto da equipa, Duarte Valente recuava para o lado de André Serra, o Amora – mais tranquilo – passou a controlar as operações e apenas oito minutos depois aumentava para 2-0. Com um Belenenses lançado na frente mas a procurar o sucesso mais com o coração do que com a cabeça, a equipa da casa ainda logou fazer mais um golo, triunfo merecido mas ao mesmo tempo um castigo pesado para o que se viu dentro das quatro linhas.

Em resumo, numa tarde que podia ter sido de festa mas em que os azuis – muito nervosos nos primeiros quarenta e cinco minutos – não se mostraram ao seu nível habitual, o Belenenses adiou por uma semana a possibilidade de carimbar nova subida de divisão.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fábio Pala, André Serra, Chima Akas e Gonçalo Maria; Hélio, Duarte Valente (Cap.), Xavi, Midana Sambú, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Romário, Fred Martins, Pipo, Mauro Antunes, Wagner Pina, Miguel Tavares, Dida e Pedro Martelo.

Entraram na segunda parte Miguel Tavares, Mauro Antunes, Pipo, Wagner Pina e Dida.

A Liga 3 encerra esta segunda fase no Sábado, 6 de Maio, às 15h30, com o Belenenses a regressar ao Estádio do Restelo para receber a Sanjoanense em partida referente à 6ª jornada.

Confere os resultados da 5ª Jornada:

// Amora, 3 – Belenenses, 0
// Sanjoanense, 0 – Lank Vilaverdense, 0