O Belenenses regressou esta noite ao Estádio do Restelo para a 2ª jornada da Fase de Subida da Liga 3 e venceu o Amora por 3-0 – Midana Sambú, Wagner Pina e Mauro Antunes marcaram para os azuis da Cruz de Cristo –, com os três pontos em disputa a ficarem no Restelo na segunda de seis finais que preenchem esta etapa da competição. A equipa assume a liderança isolada da Série 2, com 6 pontos e uma muito positiva diferença de golos de cinco, contra uma dupla perseguidora composta por Lank e Sanjoanense, ambos com três pontos na tabela.

Perante um público ruidoso e que apesar de ser Domingo de Páscoa nunca faltou com o apoio à equipa voltando a vestir-se de décimo segundo jogador, Bruno Dias voltou a apresentar um onze muito bem organizado (uma única alteração face ao último jogo, Filipe Chaby lesionado cedeu o lugar a Xavi no miolo), uma equipa que sabe o que quer em campo e que voltou a saber aproveitar os ritmos de jogo. Houve mais Belenenses na primeira parte, uma equipa mais subida e que sabia o quão importante era ser o primeiro a marcar. E com mais oportunidades criadas, foi sem grande surpresa que ainda antes do minuto 25 Clé assistiu primorosamente Midana Sambú para o golo que inaugurava o marcador. A primeira parte prosseguiu repartida mas avançou para o intervalo sem mais golos. A segunda metade voltou a mostrar o bom futebol praticado na Liga 3 mas agora com um Belenenses numa postura mais conservadora, uma equipa a saber sofrer, a gerir a vantagem e a procurar sair com perigo sempre que as linhas cada vez mais avançadas de um adversário ainda sem pontos o permitiam. E foi desse modo que a equipa dilatou a vantagem, já perto do final, primeiro por Wagner Pina a aparecer rápido ao segundo poste para corrigir um primeiro remate de Clé a que o guardião contrário respondeu da melhor maneira, e depois por Mauro Antunes, também ele recém-entrado, a empurrar para o 3-0 após boa insistência individual de Miguel Tavares. E poderia ainda ter sido mais pesado o resultado final, com o mesmo Miguel Tavares a não converter um castigo máximo em cima do apito final.

Em resumo, estamos perante um óptimo arranque do Belenenses na fase de todas as decisões da Liga 3, com a equipa a partir agora para três encontros consecutivos fora do Restelo.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fábio Pala, André Serra, Chima Akas e Gonçalo Maria; Hélio, Duarte Valente (Cap.), Xavi, Midana Sambú, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Afonso Simão, Fred Martins, Pipo, Mauro Antunes, Wagner Pina, Miguel Tavares, Dida e Pedro Martelo.

Entraram Miguel Tavares (59′), Mauro Antunes (76′), Wagner Pina (76′) e Afonso Simão (94′), para renderem respectivamente João Costa, Xavi, Midana Sambú e Clé.

No final da partida, Clé voltou a receber o prémio de Homem do Jogo, a quinta vez que o avançado azul recebe a distinção nesta temporada 2022/23.

A Liga 3 regressa já no próximo Sábado, 15 de Abril, às 15h30, com o Belenenses a deslocar-se ao terreno da Sanjoanense em partida referente à 3ª jornada.

Confere os resultados da 2ª Jornada:

// Belenenses, 2 – Amora, 0
// Lank Vilaverdense, 2 – Sanjoanense, 0