O Belenenses regressou esta tarde aos relvados para a 3ª jornada da Fase de Subida da Liga 3 e venceu a Sanjoanense por 1-3 na deslocação ao Estádio Conde Dias Garcia – Duarte Valente (2) e Pedro Martelo marcaram para os azuis da Cruz de Cristo –, alcançando a terceira vitória em três jogos disputados, somando agora nove pontos à passagem da terceira de seis finais que preenchem esta etapa da competição. A equipa mantém a liderança isolada da Série 2 com mais três pontos do que o Link Vilaverdense e com uma muito positiva diferença de golos de sete: oito golos marcados contra um sofrido.

Acompanhado por uma forte falange de apoio que viajou desde vários pontos do país, o Belenenses voltou a apresentar-se muito bem organizado mas precisou de saber sofrer perante uma entrada forte dos homens de São João da Madeira que em especial nos primeiros vinte minutos procuraram tirar partido do factor casa. Mas a excelente prestação defensiva azul juntou-se a mais uma grande exibição do guardião David Grilo, que se mostrou intransponível sempre que chamado a manter invioladas as redes da baliza dos homens de Belém. A partida foi equilibrando aos poucos e o Belenenses passava a procurar a profundidade para repartir um encontro que avançou para o intervalo sem golos. A segunda metade surgiu bem distinta: Bruno Dias mexeu no onze, Pedro Martelo ocupava o lugar de João Costa, o Belenenses passou a estar por cima na partida e não tardou até que se adiantasse no marcador com Duarte Valente a transformar mais uma grande penalidade aos 54 minutos a castigar derrube a Pedro Martelo. Quis a sorte do jogo que, também de penalti, a Sanjoanense empatasse logo de seguida, mas o que se via dentro das quatro linhas deixava poucas dúvidas e adivinhava-se novo golo dos azuis. E assim foi: ao minuto 70 Martelo fez balançar a rede. O Belenenses controlava as operações e a ansiedade e teve ainda tempo para aumentar a contagem, novamente de grande penalidade, com Duarte Valente a bisar sem hipóteses para o guardião Pedro Mateus.

Em resumo, está confirmado o excelente arranque do Belenenses na fase de todas as decisões da Liga 3, com a equipa a passar com distinção a primeira de três provas de fogo consecutivas fora do Restelo.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fábio Pala, André Serra, Chima Akas e Gonçalo Maria; Hélio, Duarte Valente (Cap.), Xavi, Midana Sambú, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Afonso Simão, Fred Martins, Pipo, Mauro Antunes, Wagner Pina, Miguel Tavares, Dida e Pedro Martelo.

Entraram Pedro Martelo (46′), Miguel Tavares (67′), Mauro Antunes (67′), Wagner Pina (87′) e Fred Martins (95′), para renderem respectivamente João Costa, Midana Sambú, Xavi, Clé e Gonçalo Maria.

No final da partida, Pedro Martelo recebeu o prémio de Homem do Jogo e deixou-te a convocatória para a deslocação a Vila Verde.

A Liga 3 regressa no Domingo, 23 de Abril, às 18h00, com o Belenenses a deslocar-se ao terreno do Lank Vilaverdense em partida referente à 4ª jornada.

Confere os resultados da 3ª Jornada:

// Sanjoanense, 1 – Belenenses, 3
// Amora, 0 – Lank Vilaverdense, 2