O Belenenses carimbou esta tarde o apuramento para a Fse de Subida da Liga 3, ainda com dois jogos por disputar, garantindo um dos primeiros quatro lugares da Série B assim coroando de êxito a luta pelo primeiro objectivo da temporada. Uma primeira meta que surge após os resultados negativos de Caldas e Sporting B na 21ª jornada, colocando agora os azuis e o Alverca na discussão pelo terceiro e quarto lugar da tabela com as duas equipas a defrontarem-se já no próximo sábado no Restelo, na ronda que encerra a primeira etapa da competição.

Já apurado, e após quatro vitórias consecutivas, o Belenenses perdeu ao início da noite por 5-2 frente ao Vitória FC na deslocação ao Estádio do Bonfim – com golos de Clé e Midana Sambú –, compromisso respeitante à 21ª jornada da Liga 3. Os azuis da Cruz de Cristo mantêm os 35 pontos ocupando a quarta posição, a um ponto do Alverca.

Em tarde de festa perante as notícias que chegaram dos Açores, a natural descompressão apoderou-se da equipa que, mesmo muito apoiada pelos seus adeptos, não entrou bem no Bonfim para mais um duelo de Históricos perante um Vitória a precisar desesperadamente de pontos para escapar aos últimos lugares da tabela. E tudo isso contribuiu para uma primeira parte em que tudo saiu bem aos sadinos, com o intervalo a assinalar um 4-1 a favor da equipa da casa. Bruno Dias mexeu ao intervalo e a segunda metade apresentou-se equilibrada, com mais posse de bola no meio-campo do Vitória, superioridade territorial que não se traduzia em golos. Midana Sambú ainda reduziu para 4-2 e uma possível boa reação adivinhava-se nas bancadas mas a sorte nada quis com o Belenenses e instantes depois o Vitória voltou a aumentar a contagem para uma diferença de três golos. Em resumo, uma vitória justa de quem mais precisava do resultado perante um Belenenses muito distante do que tem vindo a mostrar.

Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, André Serra, Chima Akas e Gonçalo Maria; Hélio Cruz, Duarte Valente, Mauro Antunes (Cap.), Midana Sambú,  Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Wagner Pina, Afonso Simão, Fábio Pala, Pipo, Xavi, Flavinho, Filipe Chaby e Pedro Martelo.

Entraram Wagner Pina (45′), Fábio pala (45′), Xavi Fernandes (45′), Filipe Chaby (59′) e Pedro Martelo (72′), para renderem respectivamente Fred Martins, Gonçalo Maria, Hélio Cruz, Mauro Antunes e Duarte Valente.

A Liga 3 regressa no sábado, dia 11 de Março, às 11h00, com o Belenenses a receber o Alverca, no Estádio do Bonfim, na última ronda da 1ª fase da Série B.

Confere os resultados da 21ª Jornada:

// Vitória FC, 5 – Belenenses, 2
// Alverca, 2 – Real SC, 1
// Caldas, 0 – U. Leiria, 3
// Moncarapachense, 2 – Amora, 4
// Fontinhas, 2 – Sporting B, 0
// Académica, 1 – Oliveira do Hospital, 0