O Belenenses venceu esta tarde nas Caldas da Rainha por 0-1 – com golo de Clé – num grande início de noite no Campo da Mata em partida referente à 19ª jornada da Liga 3, um importante triunfo que eleva os azuis da Cruz de Cristo ao terceiro lugar da tabela ultrapassando Caldas e Alverca na corrida pelos objectivos definidos. A equipa orientada por Bruno Dias contabiliza agora 32 pontos, mais um do que a dupla de perseguidores.
Apoiado por uma grande falange de apoio que foi muito bem recebida nas Caldas numa partida que recebeu mais de 4.000 espectadores, cedo se percebeu que ao muito público presente seria oferecido um bom espectáculo de futebol, com emoções fortes nas quatro linhas e festa nas bancadas. O Caldas entrou muito bem no jogo, tentou impôr o seu jogo nos minutos iniciais, mas uma vez mais um Belenenses muito bem organizado defensivamente soube aguentar a pressão dos minutos iniciais, dando depois a volta à corrente de um jogo que chegou ao intervalo sem golos mas com os azuis por cima no jogo. A três jornadas do final da primeira fase, a falta de golos entendia-se pela boa prestação do guardião da casa mas também pelas naturais cautelas de quem sabe que estas quase finais não se podem perder.
A segunda metade continuou a proporcionar um bom espectáculo, o Belenenses mostrava que estava na Mata com vontade de resolver o encontro e dar um salto na tabela, mas o golo surgiu apenas aos 69 minutos, já depois de Bruno Dias ter lançado Xavi e Miguel Tavares. E foi este último a dar origem a um grande lance pela ala esquerda e a colocar a bola na área para um primeiro remate de Xavi, com a bola a sobrar para um Clé que não perdoou. Os azuis permaneceram muito concentrados à natural reacção do Caldas, que com sucessivas alterações procurava alterar o marcador, mas que o fazia muitas vezes mais com o coração do que com a cabeça, permitindo até ao Belenenses várias transições rápidas que a espaços deixavam a ideia de conseguir um segundo golo. O acerto defensivo dos azuis era notório, com David Grilo ao seu nível e a dupla de centrais constituída por André Serra e Chima Akas a não permitir veleidades, e o tempo passou naturalmente acabando por carimbar a terceira vitória consecutiva da formação orientada por Bruno Dias. Como resumo do início da noite, vitória justa de um Belenenses que vem mostrando muita qualidade insistindo em demonstrar que vive nova fase ascendente.
Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, André Serra, Chima Akas e Gonçalo maria; Hélio Cruz, Duarte Valente, Mauro Antunes (Cap.), Midana Sambú, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, Afonso Simão, Fábio Pala, Pipo, Xavi, Flavinho, Filipe Chaby, Miguel Tavares e Pedro Martelo.
Entraram Xavi (62′), Miguel Tavares (62′), Fábio Pala (85′), Flavinho (94′) e Afonso Simão (94′) para substituirem respectivamente Mauro Antunes, João Costa, Midana Sambú, Clé e Gonçalo Maria.
Com tudo em aberto na tabela classificativa, a Liga 3 regressa no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, às 17h00, com o Belenenses a receber o Moncarapachense, no Estádio do Restelo, em jogo com transmissão no Canal 11.
Clé foi eleito “Homem do Jogo”:
Confere os resultados da 19ª Jornada:
// Caldas, 0 – Belenenses, 1
// Fontinhas, 0 – Amora, 1
// Oliveira do Hospital, 1 – Alverca, 1
// Moncarapachense, 1 – Real SC, 6
// Vitória FC, 0 – Académica, 0
// Sporting B, 0 – U. Leiria, 1