O Belenenses regressou esta tarde às emoções da Liga 3 com uma derrota frente ao Amora por 2-1, no Estádio da Medideira, com João Costa a marcar para a equipa da Cruz de Cristo. Um resultado que não traduz o que se passou dentro das quatro linhas mas que deixa a equipa orientada por Bruno Dias com 23 pontos, a um ponto do Alverca e a dois do Sporting B, nesta ronda a marcar passo na corrida pelos quatro primeiros postos da tabela que qualificam para a fase de subida.

Fortemente apoiados na Medideira por uma grande falange de apoio que esgotou o sector destinado aos adeptos azuis, o Belenenses entrou bem na partida e podia ter chegado ao golo nos primeiros minutos do encontro, dando mostras de querer pegar num jogo que, sem que nada o indicasse, viu o Amora fazer dois golos em menos de três minutos, aos 14 e aos 16 por Nuno Pereira e Paulo Marcelo, tirando partido de dois erros defensivos que vieram comprometer o plano de jogo dos azuis. Ainda assim, o Belenenses foi capaz de reagir ao forte contratempo, voltou a pegar no jogo e reduziu para 2-1 à passagem dos 26 minutos por intermédio de João Costa. Três golos antes da meia hora deixavam antever mais animação no marcador, os azuis não concretizaram nova oportunidade flagrante de golo e o jogo chegou ao intervalo sem mais mexidas no resultado.

A segunda parte trouxe um domínio quase absoluto do Belenenses, instalado no meio-campo adversário, com muita posse de bola mas poucas ideias no último terço. A equipa dominava as operações perante um adversário recuado e com apetência pelo anti-jogo, procurou por várias vezes o remate de fora da área mas que seguiam à figura, e só por uma vez criou verdadeiro perigo e se adivinhava o golo com Clé a fazer tudo bem feito para falhar apenas na hora de bater o guardião Luís Ribeiro. Bruno Dias mexeu na equipa, tirava unidades mais defensivas para lançar mais peões no último terço, mas foi o capítulo da eficácia na finalização a determinar o resultado de um encontro que o Belenenses – houvesse justiça no futebol – de modo algum merecia perder. Em resumo, a equipa falha o assalto ao top-4 da tabela classificativa quando tudo fez para justificar um resultado diferente, mas deixando manifesta a necessidade de ser mais objectivo na hora da decisão final.

Bruno Dias escalou um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), João Sousa e Chima Akas; Hélio Cruz, Duarte Valente, Midana Sambú,  Gonçalo Maria, Clé e João Costa. No banco, à disposição da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, André Serra, Wagner Pina, Tiago Lopes, Xavi, Flavinho, Mauro Antunes, Dida e Pedro Martelo.

Entraram no segundo tempo Xavi (65′), Flavinho (65′), Pedro Martelo (65′), Wagner Pina (87′) e Dida (91′) para substituirem respectivamente Duarte Valente, Midana Sambú, Chima Akas, Fred Martins e João Sousa.

O campeonato regressa no próximo domingo, dia 29 de Janeiro, às 19h00, com o Belenenses a receber o U. Leiria noEstádio do Restelo, partida com transmissão em directo no Canal 11.

Confere os resultados da 15ª Jornada:

// Amora, 2 – Belenenses, 1
// U. Leiria, 2 – Real, 1
// Sporting B, 1 – Académica, 2
// Fontinhas, 1 – Alverca, 1
// Oliveira do Hospital, 1 – Moncarapachense, 0
// Caldas – Vitória FC (Domingo, 19h00)