O Belenenses perdeu ao início da noite no Estádio do Restelo com o U. Leiria por 1-2 – marcou Flavinho – em jogo correspondente à 16ª jornada da Liga 3, um desaire que uma vez mais não traduz o que se passou dentro das quatro linhas e que reforça a fase menos feliz da temporada dos azuis da Cruz de Cristo. A equipa orientada por Bruno Dias cai para a sexta posição mantendo os 23 pontos, a um ponto do Alverca e a dois do Caldas que nesta ronda subiu ao quarto lugar.
Numa noite bastante fria e depois de cumprido um minuto de silêncio em memória do Coronel Florentino Antunes, o Belenenses entrou ambicioso no encontro – com Fábio pala a estrear-se no onze da casa -, a querer ter posse de bola, mas cedo se percebeu que iríamos assistir a uma primeira metade calculista, com duas equipas a dispensar grande atenção aos aspectos defensivos, o que resultou num jogo muito disputado sobretudo no miolo, quase sempre longe das duas balizas.
A segunda parte surgiu muito mais animada, a mostrar dois candidatos aos primeiros lugares mais ofensivos e mais próximos de quererem mostrar o seu real valor. Uma vez mais o Belenenses entrou a querer controlar a marcha dos acontecimentos e, à passagem dos 53 minutos, Clé rematou forte à entrada da área para uma defesa monumental guardião Carlos Alves. E se como reza a história do futebol quem não marca sofre, os minutos corriam no mesmo tom mas foi a UD Leiria a chegar ao golo num erro defensivo dos azuis que proporcionou a Gonçalo Gregório a transformação de uma grande penalidade, corria o minuto 77. Bruno Dias mexeu rápido em busca do empate e assim foi: tripla substituição ao minuto 80 com o recém-entrado Flavinho a facturar um minuto depois. Estava restabelecida a igualdade e os azuis pareciam galvanizados para chegarem a novo tento, mas foi o visitante a chegar à vantagem final à entrada para o minuto 90, com Leandro Antunes a aparecer oportuno dando a melhor resposta a um cruzamento do flanco direito. Como resumo da noite, numa partida que ficou também marcada pelo comportamento provocatório dos responsáveis da UD Leiria presentes no camarote do Restelo e que durou largos minutos manchando por completo os princípios do “Puro Futebol”, a formação visitante foi capaz de vingar a derrota da primeira volta num jogo em que fica a sensação de que o Belenenses poderia ter sido mais feliz, assim se mostrasse mais eficaz na hora da finalização.
Bruno Dias fez alinhar um onze com David Grilo; Fred Martins, Romário (Cap.), Chima Akas e Fábio Pala; Hélio Cruz, Duarte Valente, Midana Sambú, Gonçalo Maria, Clé e João Costa. No banco, às ordens da equipa técnica, estavam Guilherme Oliveira, João Sousa, Wagner Pina, Pipo, Xavi, Flavinho, Mauro Antunes, Dida e Pedro Martelo.
Entraram na segunda metade João Sousa (46′), Xavi (67′), Flavinho (80′), Pipo (80′) e Pedro Martelo (80′) para substituirem respectivamente Chima Akas, Midana Sambú, Duarte Valente, Hélio Sousa e Fábio Pala.
Com tudo em aberto na tabela, a Liga 3 regressa no próximo domingo, dia 5 de Fevereiro, às 15h00, com o Belenenses a deslocar-se ao Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, para defrontar o Sporting B em jogo com transmissão no YouTube do Canal 11.
Confere os resultados da 16ª Jornada:
// Belenenses, 1 – U. Leiria, 2
// Real, 0 – Sporting B, 1
// Amora, 1 – Oliveira do Hospital, 0
// Vitória FC, 1 – Moncarapachense, 2
// Académica, 1 – Fontinhas, 0
// Caldas, 2 – Alverca, 1
Confere a classificação à passagem da 16ª Jornada: